quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Desafio

Bem, apesar de estar em falta com uma periodicidade mais consistente, pretendo ser objetivo, e fugir um pouco da discussão clubística. Em breve eu venho com uma análise mais detalhada sobre o desenrolar do campeonato Brasileiro. Hoje, seleção:

1- Dunga comprova a cada convocação e jogo que é um excelente comandante. Ao passo que também confirma a cada entrevista que é uma figura antipática e excessivamente agressiva com os repórteres.

2- Assisti à uma entrevista com o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, no Arena SPOTV. Tive uma surpresa e foi uma surpresa positivíssima. Ok, sabemos todos que ele não liga muito para democracia, o que é lamentável, e que ele também não vai largar o osso tão cedo. Mas o cara tem uma visão de gestão esportiva muito fundamentada, e respondeu ao crivo comandado pelo Kléber Machado lançando mão de respostas coerêntes e taxativas a todo instante. Copa do Mundo, mudança de calendário, economia dos clubes e da própria CBF, tudo muito bem explicado e argumentado. Não me lembro de ter visto outra entrevista de tanto tempo do mandatário do futebol brasileiro, por isso, agora que o conheço melhor, posso dizer que ele está longe de ser o monstro pintado pela maioria da crônica esportiva.

3- A Argentina tem de ir pra Copa. Pra mim, hermanos são parte do roteiro obrigatório que eu gosto de acompanhar no mundial. Rivalidade só é interessante se alimentada. E eles vão, mesmo com uma mula de agasalho sentada no banco de reservas.

4- O Brasil está bem demais, voando. Em 2005 também estava. Então, é bom lembrar que Copa é outra realidade. Nada de favoritismo.

5- Por último, o mais gritante sobre o selecionado nacional. E é a pergunta que ficará para análise de vocês, caros colaboradores deste blog, nos comentários.
Trago o desafio que lancei no meu twitter ainda durante o primeiro tempo do jogo contra o Chile, valendo uma TV LCD de 32'' para quem conseguir responder: O que faz Nilmar ser reserva do Robinho na seleção brasileira?

14 comentários:

Tales Ponce disse...

Sou fã do futebol do Nilmar e também concordo que ele deveria formar o ataque do Brasil com Luis Fabiano!

E mais uma coisa: o Ronaldo vai pra copa!

Raul disse...

Concordo com o Tales e com o Antonio sobre Nilmar, e digo mais: Dagoberto vai pra copa!

Unknown disse...

Robinho não vem jogando nada há muito tempo. Nilmar possui a mesma caracteristica de jogador leve e rápido, se encaixaria perfeito no seu lugar.
Adriano não merece estar na seleção e Ronaldo, se recuperado, merece seu lugar no banco de reservas, mas acho difícil o Dunga querer.

Wagner Bordin disse...

A Nike faz o Robinho titular da seleção.

E digo mais, a seleção argentina vai para a Copa e com Maradona. E dará trabalho na Copa.

Aguante Argentina!!!

Frank disse...

A pedalada que ele deu no gambá há sete anos atrás, porque depois disso não lembro de ele ter feito, ganhado ou decidido algo importante.

Pedro Bombonatti disse...

Não gosto do Robinho. Todos que me conhecem por aqui sabem disso. Mas não acho um absurdo ele ser titular. Todos os técnicos têm seus jogadores de confiança e ele é um dos do Dunga.

A seleção vem jogando muito bem e robinho, apesar de vir jogando muito mal, não atrapalha este andamento e cumpri a sua função tática. Por essas e outras acho normal e coerente a escalação dele.

Só para deixar claro... Ele nunca seria titular no meu time, nem sei se o convocaria. Só estou comentando que não acho um absurdo a posição do Dunga.

Absurdo pra mim é a convocação do Adriano. Sei que você deve discordar Tonhão, mas o cara não tem condições. Quem tem visto ele jogar pelo Flamengo sabe muito bem disso, mas quem apenas olha pra tabela de artilheiros não vê.

Antonio Romero disse...

Como as respostas estão valendo uma TV de Plasma serei obrigado a confrontar todos os argumentos que tentarem explicar a opção de Dunga.

Pedro, entrevista de Dunga ontem depois do jogo: "Nilmar é um jogador muito rápido e competitivo, além de ser um goleador nato. Mas acho que a principal virtude dele é que ele é muito obediente taticamente. Nilmar tem mostrado muita vontade de estar conosco, mas a principal qualidade dele é que ele faz tudo que se pede à ele, ele é muito obediente taticamente".

O argumento da função tática do Robinho estaria derrubado com essa declaração do treinado.

Próximo

Frank disse...

O que o Pedro falou é bem verdade.

Todo técnico tem seus jogadores de confiança e suas esquisitices.

Gilberto Silva, Elano, Josuée Júlio Batista nunca poderiam jogar na seleção brasileira, mas todos tem a confiança do Dunga.

Não muito tempo atrás, o Júlio Batista entrou jogando com a camisa 10...

Seguindo essa linha, se Gilberto Silva e Elano são titulares, se o Júlio Batista já usou a camisa 10, nenhuma aberração há quanto o Robinho ser titular da seleção.

Pra mim, nenhum dos quatro seria sequer convocado, mas fazer o quê? Dunga conseguiu ótimos resultados e foi usando esses caras, quer a gente goste ou não.

Há uma reciprocidade entre o Dunga e os jogadores e talvez seja essa a maior virtude de nosso técnico.

Essa reciprocidade e comprometimento é que mantem esses jogadores em suas posições e, nesse ponto, acho que o Dunga age de maneira correta, porque em 2006 foi exatamente isso que faltou.

Antonio Romero disse...

Jogador de confiança? Ótimo.

Então além de Robinho, teriamo Gilberto, Elano, Josué e Baptista como pupilos do capitão do tetra. Muito em função de terem ido a Copa América, quando os craques se negaram a ir.

A diferença é que Gilberto Silva não é brilhante, mas ele desempenha um papel de cão de guarda muito bem, não dá pra dizer que está jogando mal, nem que tenha alguém que faça isso mto melhor que ele.

Josué poderia ter a mesma explicação se ele sequer tivesse sendo convocado. Não está mais. Passa.

Elano? Esse dá desgosto nos times que joga, mas, apesar de inconstante, eventualmente faz ótimas partidas pela seleção.Dá passes decisivos, faz boas jogadas, é aceitável que ele fique se ele continuar provando seu valor em campo.

Julio Baptista, não tenho o número preciso, mas acho que é deve ser o cara com melhor média de gols por minuto jogado nesse time. Próximo.

E o Robinho? Há quanto tempo não faz uma boa jogada sequer? E a posição que ele joga... quantos melhores que ele estão em ótima fase?

Confiança tem de ser comprovada em campo.Ter confiança num cara que não corresponde a ela há uns 2 anos é ignorância.

Unknown disse...

Não ia comentar, porque apesar de ter pedido esse post queria que o mesmo fosse sobre brasileirão...
além disso não vejo nada de tão polêmico, o Dunga confia no Robinho e quando ele assumiu a seleção robinho era o grande jogador pra ele, tanto que fez aquele golaço no maraca.... Sim eu sei que vão comentar que faz tempo que não joga bola, mas o Dunga é assim mesmo quando o Vagner Love era o titular ele manteu o jogador apesar das criticas, então acredito que com o Robinho aconteça a mesma coisa e será natural perder a posição se o Nilmar continuar jogando bem e o Robinho mal...

Agora não há porque criar polêmica, isso só acontece porque quando se trata de seleção todos tem que criticar, sempre tem q ter algo que desagrade, nimguém falou que o Dunga não pensa em modificar, deve até pensar, mas isso é um processo gradativo afinal esse é o primeiro grande jogo do Nilmar na seleção, não é uma questão de teimosia, não significa que ele está jogando faz tempo, alias se ele não tivesse feito os 3 gols nem existiria essa polêmica toda.

Frank disse...

É mesmo... falar da seleção brasileira é uma bosta.

Vamos falar da verdadeira seleção: o Palmeiras!

Antonio Romero disse...

ADRIANO NÂO TEM CONDIÇÕES??

O Robinho pode ter vaga cativa por ser um jogador da confiança do Dunga e ADRIANO não pode porque????

E bem ou mal, ele é mesmo o artilheiro do campeonato brasileiro.

thiwailers disse...

tonhão acho que eu mereço a Tv de Plasma...

E Frank a zaga da seleção voltou ao normal hoje hein?? deve ta com saudades do pierre!

tiagojota disse...

Saudações Tricolores,
Robinho fica no campo, por que temos o lado negro da força atuando nos bastidores. Ele só pode estar lá para valorizar o seu passe e talvez justificar o alto valor das suas transferências.
Só pode ser movimento político, por que há tempos ele não mostra futebol nem nos clubes por onde passa.
O Nilmar apesar de mercenário, dedica-se ao time que está, coisa que o Luís Fabiano, faz desde o primeiro dia que pôs a amarela no corpo. Já o Robinho, dedica-se ao pandeirinho que leva na mala.
Saudações Tricolores.