segunda-feira, 23 de março de 2009

Santos espera o terceiro raio!


Já ouviram falar da história de que ''um raio não cai duas vezes no mesmo lugar''? É claro que sim. Pois é, lá pelos lados do Urbano Caldeira, na Villa Belmiro, em Santos, caiu.


Na década de 50 veio o primeiro raio, e esse foi o que fez o maior estrago: um negrinho, magro, esguio, tímido, mas com muita personalidade para conquistar o mundo, arrebanhar todos os títulos possíveis e ser considerado o Rei do Futebol.

Para contrariar o velho ditado popular, quase 50 anos depois, outro relâmpago na baixada, e o raio cai no mesmo lugar. O segundo negrinho, habilidoso, cheio de personalidade em campo e fora dele. Esse fez reviver o alvinegro praiano, não conquistou tanto quanto o primeiro (missão que ninguém consiguiu até hoje), mas trouxe o gostinho do triunfo, tão esquecido, de volta aos santistas.

Não contentes de serem a raríssima exceção à regra do raio que não cai duas vezes no mesmo lugar, ao menor estrondo de um trovãozinho, eles já ativam o para-raio esperançosos de uma terceira redenção.

A fórmula é simples. Mais fácil fabricar um novo Pelé/Robinho, do que se estruturar e montar um time inteiro. Pelé e Robinho (principalmente o Rei, é claro) ganharam títulos e construíram a glória santista. Se sou leigo ou não, o fato é que acompanho o futebol e um pouco de sua história e não sou capaz de me lembrar de títulos do Santos sem esses dois no time. Vão me dizer dos últimos dois paulistas, e vou responder que acho que eles ainda foram reflexos da ''Era Robinho'', e que foram paulistas.

Bom, Neymar é o terceiro raio que surge no Santos. E esse foi fabricado para isso, o camisa 7 ainda era uma criança quando o impuseram essa missão. Querem de todas as formas já transformar o moleque em ídolo, em craque, só pela semelhança física e de histórias. O rapazinho é bom, aposto que será bom jogador, mas tão forçando a barra. Teve um tal de Renatinho, há pouco tempo, que tentaram vender como novo Pelé/Robinho, e cadê ele? Torço pelo promissor Neymar, e me dá pena a angustiante melancolia santista.

4 comentários:

Anônimo disse...

Pó para com o pó aê! Primeiro de tudo, não tem como achar que vai nascer um novo pelé.

O que ta me dando raiva e que eu to vendo em to lugar é que o SANTOS é o culpado de estar vendendo a imagem do neymar como se ele fosse um super craque.

Bom vamos lá. Quando o Neymar fez 13 ou 14 anos ele foi convidado para ir conhecer o Real Madrid, lá ele deixou os dirigentes de boca aberta quando em alguns coletivos marcou quase 20 gols. Ofereceram um milhão de euros e emprego para o pai, sem contar os 20 mil euros mensais do garoto para ficar no clube. Por uma decisão da família decidiram manter o garoto no Santos. Agora me responde uma coisa, o Santos esta SUPERvalorizando ao pagar R$80 mil mensais e colocando uma multa recisória de R$ 90 milhões? Acho que não né.

Também já estou cansado de ver os jornalistas (impressos, rádio, internet e televisão) falando que o SANTOS ta tratando o garoto como craque, que ele não é nada ainda e não entende porque não deixam ele dar entrevista. Totalmente contraditórios já que minutos antes ELES, e não a torcidade ou qualquer um, colocam vídeos e imagens comparando o menino com o
Robinho, Ronaldo, Pelé e depois comentam: "O duro é que parece mesmo".

O muleque fez 17 anos faz um mês e não tem que dar entrevista mesmo, simplesmente pelo fato de que ele nem sabe falar ainda. E correto está o SANTOS de blindar mesmo o garoto, que foi considerado por diversos técnicos e jogadores (pode incluir dirigentes do Real Madrid) como um jogador diferenciado, e garantir os frutos do seu investimento.

Acho que mais do que a torcida santista, quem realmente força a barra para que o Neymar já seja considerado o novo pelé ou robinho é a própria mídia. TODOS os santistas que eu conheço, e até mesmo torcedores de outros time, falam a mesma coisa: "Calma que ele é MUITO novo".

Como diria a minha mãe, " vamos dar tempo ao tempo" (haha). Se ele vai realmente virar um craque só Deus sabe. Que o menino joga bola bem eu considero um fato. Eu mesmo vi um jogo da Copa SP no qual ele partiu do meio de campo, driblou a zaga, goleiro e colocou na rede. Craque eu não, mas difícil achar q ele não vai ser bom haha

Anônimo disse...

Antes de mais nada, chupa lambari!

Também acho que é a própria mída que fica idolatrando o Neymar, dizendo que é o novo robinho, etc, etc.

Isso joga uma pressão enorme em cima do muleque, que não pode decepcionar de jeito nenhum.

Imagina se o Neymar jogasse em algum time grande! (kkkkk brincadeira joão)

Neymar ainda não provou nada! Apenas mostrou em alguns jogos e em sua bela carreira pelas divisões de base que é um jogador de GRANDE POTENCIAL.

Lulinha foi o fenomeno das divisões de base e agora não joga nada, esse é apenas um exemplo.

Eu não tenho muitos amigos santistas (praticamente só o João Maia e o Mano Brow torcem pro santos), porém sinto que os santistas estão empolgados com o menino SIM. Mas isso é coisa de torcedor, natural.

O post do Tonhão mostra que ele é mais desses da imprensa que comparam o cara torcendo pra que ele não dê certo!

Última coisa. Pelé é o rei do futebol. Não deve ser comparado!

Acho que a combinação 'negro, pobre, magrelo' se encaixa a maioria dos jogadores em início de carreira. Mas nenhum será o novo pelé!!

abraços!

ps: ganhar do santos é chato pq eu só posso zuar o João e os avós de alguns amigos!

Anônimo disse...

Qual Robinho? Aquele do Manchester City? Que, entra ano, sai ano, disse que agora é a sua vez de ser o melhor do mundo?

Torço para que o Neymar seja mais do que isso!

Blog do Luan disse...

Vão tomar no c... seus filhos da p... vcs taum com raiva pq o moleque joga muito e é do Santos, naum sabem de nd, bando de P. C.
o santos com ele ainda vai ganhar muitos titulos esse ano cs vaum ver.