sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Alô torcida carioca, aquele abraço!

Amanhã o Vasco da Gama receberá o Ipatinga no Maracanã para festa dos seus 111 anos de portentosa história. O cruzmaltino já vendeu mais de 56 mil ingressos antecipados para o jogo. Se vencer, chegará à última rodada do primeiro turno da segunda divisão com 39 pontos, igualando a invejada campanha do Corinthians no ano passado.

O torcedor desse mesmo Vasco, que comemora 111 anos com boa campanha e Maracanã lotado, mas que disputa a segunda divisão, ironicamente é o único dos cariocas a se regozijar no momento futebolístico atual.

O claudicante Flamengo, entre trocas de técnicos, pressão de torcida, gols de Adriano e frangos do Bruno, deve permanecer na elite. Como figurante, outra vez.


Botafogo e Fluminense estão na zona do rebaixamento. O tricolor, alias, parece ter gostado do subsolo do Brasileirão. Desde o ano passado são raras as rodadas em que esteve fora da zona do desespero, deu sorte de uma dessas rodadas ter sido a última de 2008.
O alvinegro experimentou a segundona não faz muito tempo. O Flu foi já mais fundo, há 10 anos jogava a série C e só voltou do limbo por conta de uma daquelas das conhecidas ( e esperamos extintas) viradas de mesa.


De meados da década passada para cá, os clubes do Rio, de maneira geral, não fazem frente aos grandes de São Paulo. .

A configuração do futebol nacional, por regiões, mudou. Atualmente, até mineiros e gaúchos já aparecem como forças mais imponentes no cenário nacional. - Ok, algumas das últimas Copas do Brasil foram para o Rio (Fla em 2006 e Flu em 2007), mas até aí, Santo André e Jundiaí também abrigaram a taça.

O motivo do colapso? Talvez o amadorismo na administração. Talvez o descaso com a gestão do futebol. Talvez as medidas paliativas, como comprar jogador, mesmo sem dinheiro para pagar, em detrimento de investimento estruturais. Pode ser corrupção. Pode ser uma entressafra de jogadores da base... deve ser tudo isso.

Parece-me, portanto, surreal ver Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo juntos na série A nos próximos anos. Sempre vai ter um deles caindo ou não subindo.

8 comentários:

ciganinha, uma alma sonhadora disse...

ola antonio
apesar de nao entender nada de jodo
eu gostei do seu cantnho
um lindo fds
bjuus

Unknown disse...

Na minha vida, só consigo lembrar de cinco grandes conquistas dos times cariocas: Botafogo campeão brasileiro em 95, Vasco campeão brasileiro em 97, Libertadores-98, João Havelange-2000 e Mercosul-2000 (pela virada).

De 2000 pra cá, o grande feito foi o do Fluminense que eliminou São Paulo e Boca Jrs. na Libertadores e sucumbiu ante a mediana LDU.

Salvo melhor juízo, todos os frequentadores do blog devem estar na mesma faixa de idade e acho que dificilmente vão lembrar de conquistas diferentes das que eu citei acima. Acho que ninguém deve ter presenciado o Zico no Flamengo.

Pra gente não voltar muito tempo no passado: De 1990 pra cá, em 19 edições do campeonato, os paulistas levaram 12 e os cariocas só 4, número que São Paulo e Corinthians ganharam sozinhos no periodo. Em 20 disputas da Copa do Brasil, os cariocas ganharam 3 e o paulistas 6.

Pelos números, não é de hoje que os cariocas estão em decadência.

Sobrevivem hoje pelo charme e pela história.

No fim, eles vão acabar percebendo que o rebaixamento é o único meio de se reerguer.

Unknown disse...

agora este blog vai ficar uma semana sem postagens, com altíssima probabilidade de renovação do abandono por periodo igual, no domingo que vem.

thiwailers disse...

AUAUHAUAHAUH

ciganinha???

auhauhauha

bom querido Frank pelo menos o Tonhão admite que ficou sem postar porque o São Paulo ia mal e ele não tinha inspiração pra falar de futebol, agora que o Sr ficou sumido nas duas últimas semanas, nas 3 últimas rodadas o Sr não comenta né?

Tales Ponce disse...

É triste para quem acompanhou, ou conhece a história do futebol nacional, ver os times cariocas ano a ano com decepções.

Eai vou usar uma frase do Trajano: "O campeonato brasileiro passou a ser divido em 2: os paulistas brigam pelo título, os cariocas pra não cair".

Os gaúchos (grêmio e inter) já representam mais do que os cariocas no cenário nacional.

Agora, sobre os "mineiros", discordo.

O Atlético MG é um carioca de Minas há muito tempo. O Cruzeiro sim, tem montado times realmente competitivos.

Por último, queria mandar um abraço pro tonhão, thiaguinho, frank e um beijo especialmente pra ciganinha. kkkkkkkk

Unknown disse...

Atlético-MG, o carioca de MG!

Essa definição foi muito boa...

Já vi muitos times do interior paulista disputando o Campeonato Brasileiro, mas nunca vi um time pequeno carioca jogando o torneio.

Barueri seria campeão carioca fácil...

tiagojota disse...

Saudações Tricolores,
Como citou o Tonhão o amadorismo das administrações cariocas assusta e compromete torcidas apaixonadas, que acima de tudo tem a força de uma TV Globo.
Agora, bem sabemos que o torcedor carioca fica satisfeito com Copa Guanabara! E ainda aguento uma turma de flamenguistas dizer que o Adriano faz a diferença.
Faz tempo que o futebol paulista está no topo do futebol brasileiro. O resto é história.
Saudações Tricolores.

Frank disse...

Alô bambizada, o Vágner Love voltou!

Pode reservar o caneco já...