quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O campeão não voltou!

Por mais que uma sequencia de cinco vitórias em seis jogos anime toda a torcida são-paulina e já atormente toda torcida adversária, ainda é precipitado demais arriscar conclusões e previsões otimistas, assim como nunca foi adequado decretar a decadência do tricolor.

O ressoar de "O Campeão voltou" nas arquibancadas é uma resposta bem humorada e até um desabafo da agoniada torcida são-paulina que se viu evolta por uma um clima incomum de crise nos últimos meses. Mas não, o "campeão não voltou", e sim, um "ciclo vitorioso realmente acabou".
Há uns posts abaixo falei sobre o Ano atípico, quando as derrotas para Corinthians no Paulista e a trágica humilhação ante o Cruzeiro na Libertadores (culminando na sintomática demissão do técnico de três anos e meio) arruinaram a pose de time inabalável que o São Paulo construíra.
Pois bem, mesmo quase sem mudanças no elenco o São Paulo é outro time, do time campeão com Muricy restou pouco, a postura é totalmente outra, inclusive o modo de jogar é muito distinto.

Dessa forma, o tricampeonato ficou para trás e um "ciclo" definitivamente acabou.

Mas é justamente aí que está o diferencial do São Paulo. Um velho discurso que não sai de moda. A estrutura, planejamento e a riqueza do elenco tricolor o beneficiam com um privilégio que nenhum outro time pode sonhar em ter no Brasil atualmente. Enquanto os ciclos dos outros time vêm em décadas, (ok, anos para ser generoso com uma minoria) , o São Paulo se dá ao luxo de encerrar e iniciar os seus em meses.

Ter conquistado os três campeonatos brasileiros seguidos, as vezes faz parecer que é fácil para o São Paulo triunfar no nacional, não é. Até por isso, começar uma nova "boa fase" não quer dizer que o Hepta-Tetra vem aí, longe disso. Significa que de uma campanha digna e um time competitivo o mimado torcedor são-paulino poderá se orgulhar no fim do ano. O título, portanto, ainda é utópico. Já é possível, no entanto, se regozijar de ter provado aos adversários aloprados e aos limitados colunistas esportivos de conclusões definitivas sazonais que é sempre bom ter uma pontinha de receio antes de dar o maior vencedor do futebol brasileiro como MORTO.

32 comentários:

Pedro Bombonatti disse...

Mesmo achando que o Sâo Paulo tem o melhor elenco do Brasil e um time bem melhor que o do Palmeiras, acho difícil que o tetra-hepta. Até porque a distância é grande e o Muricy não é o Celso Roth.

Há um tempo atrás estava pensando em um 2010 sem o São Paulo na Libertadores, o que me deixava abalado. Afinal não gostamos da Copa do Brasil, diferente de uns e outros por aí. Mas agora acho muito difícil que o tricolor não termine o campeonato no G4.

Wagner disse...

Assim como o Frank disse, o futebol é cíclico, e o futebol tb não pode ser diferente. É cíclico, só que são ciclos de campeonatos, sempre. Está é a diferença
Chora Porcado, pq o campeão voltou e desta vez mais destruidor..

Concordo que o Muricy não pe o Celso Roth, mas o Palmeiras não é o São Paulo. E na hora que ele começar a colocar seu esquema de jogo retranqueiro... Chora Porcada....

O Campeão Voltou... Tricolor Jason Sexta-Feira 13. A vigança do Hepta...

Saludos Tricolores e Argentinos
Futebol Portenho

Unknown disse...

O campeão voltou sim! Time por time, o tricolor é melhor que todos, e o palmeiras pode dar suas bobeadas, assim como no ano passado. Não é nada utópico pensar que o São Paulo pode ser campeão de novo.

O São Paulo vai ser campeão de novo, e cala boca Frank, palmeiras mais um ano sem título, e adeus pierre, e logo mais Diego Souza!

Antonio Romero disse...

Quando digo que não voltou, digo que pode ser que esteja vindo um novo. Um outro campeão, que por ser novo não pode voltar.

Mas acho o grito da torcida fantástico e bem bolado!

Frank disse...

O blog reflete bem o que é o torcedor são-paulino.

Nos tempos difíceis, nada de post.

Mas basta algumas vitórias contra uns Barueris da vida para a empáfia tricolor voltar.

Voltam com essa mesma historinha de time diferente, estrutura, planejamento, elenco.

O São Paulo é tão comum quanto os outros: vende jogador se aparecer uma proposta boa, demite o técnico se o time não for bem, entra em crise se os resultados não aparecem, é rejeitado pelo Fernandão e, pasmem, tem até presidente irregular exercendo a função, fato este de causar inveja até ao Fluminense.

Se hoje existe um time diferente no futebol brasileiro, esse é o Palmeiras que ontem colocou seus interesses acima de qualquer empresário ou parceiro.

Mas parece que tem alguns atrasados por aqui...

obs: Celso Roth deu uma chacoalhada no São Paulo algumas rodadas atrás...

Wagner Bordin disse...

É isso...
O ciclo Palmeirense é igual ao cometa Halley, ganha alguma coisa a cada 80 anos.
Há tempos não ganha nada, há temos não faz nada de importante no futebol...
O Pierre só não saiu pq explodiu na mídia antes, senão tinha saído...
O São Paulo não vende jogador há um bom tempo, aliás, vende sim, quanto convém, e vende 1, no máximo 2 jogadores. E o Palmeiraas nem tem time, é tudo Traffic....
O São Paulo não... O Tricolor tem time próprio, não serve de barriga de aluguel, como o Próprio Luxemburgo falou.
Então podemos ver a esturtura do Tricolor...
Chora Porcada, que seu ciclo vai acabar jajá, na verdade vai se completar no Paulistinha....
O CAMPEÃO VOLTOU....
Saludos
Futebol Portenho

Frank disse...

Olha como é o são-paulino.

Na amargura, ele chega ao ponto de se disfarçar de argentino.

Aí quando o time ingressa uma sequencia positiva, reaparecem do nada, cheio de soberba.

Só que esquece que uma sequencia de vitórias não é privilegio só do São Paulo. Avaí e Goiás também estão neste mesmo trilho.

Hoje o São Paulo está dez pontos distante do Palmeiras. Nada indica que este último vá perder 4 jogos seguidos e o São Paulo vá ganhar, ao mesmo tempo, a mesma quantidade de jogos. Pro São Paulo se igualar com o Palmeiras, vão ser necesários muito mais que 4 rodadas.

E mais: hoje Goiás, Inter, Atlético-MG são os que lutam pelo título junto com o Palmeiras.

Sobre o Pierre, ele não foi vendido porque o Palmeiras comprou a parte da Traffic. E porque ele quis ficar.

E também por causa da ação do presidente do clube, que exerce sua função de forma regular.

Quanto ao tema venda de jogadores, é claro que o São Paulo não vende ninguém. Afinal, quem vai investir dinheiro em André Dias, Washington, Hugo, Borges e outros jogadores velhos? Ninguém parece querer investir nos irregulares Dagoberto e Hernanes também...

thiwailers disse...

Engraçado o comentário ganhar de alguns barueris... ganhamos do grêmio também, time que vocês não conseguiram vencer ontem...ganhamos também do vitória que até então não tinha perdido em casa...mas tudo bem isso não importa!!

Agora muito mais pífio do que acusar os são paulinos de serem iludidos por terem criados esperança após uma série de 6 jogos sem perder, é ser palmeirense e iludido o suficiente para afirmar que o palmeiras é um time diferente, isso porque acabou de comprar o pierre, isso mesmo comprou o jogador do próprio time e afirmou que não vai vender nenhum dos craques na temporada, isso vindo de um time famoso por ser "barriga de aluguel" como afirmou o próprio técnico, agora ex técnico, que o digam henrique e keirisson né! Portanto acho que pelo histórico recente do seu time você não deve se iludir tanto para afirmar que o Palmeiras é o time diferente, até porque não tem mais do que 2 meses que o time diferente do futebol brasileiro deixou sair um dos seus maiores valores, aliás foi obrigado a deixar sair, não teve nem escolha!

E quanto a venda de jogadores citadas por você, o São Paulo nos últimos anos arrecadou boas quantias com jogadores, isso porque detem grande parte de seus jogadores e não fica a mercê de parcerias mercenárias!

Quanto a ambição de título realmente ainda é cedo, temos 8 pontos de distância e confronto direto no morumbi, não é nada impossível, mas vamos passo a passo, é bom ver que a mídia já está palmeirense de novo, que nem o ano passado quando eles todos torciam para o triunfo verde de luxemburgo, o perigo dessa vez é que eles tem Muricy no banco!

Frank disse...

Eu disse que não existe time diferente no Brasil.

O São Paulo é tão comum quanto os outros e tem problemas que até o Fluminense não tem.

Se de um lado o Palmeiras tem uma parceira forte que se dispõe a colocar jogadores de alto nível no seu time....

De outro temos o São Paulo que:

Tem um presidente irregular exercendo sua função.

Precisa se socorrer do dinheiro público para fazer a reforma do seu estádio.

Que precisa emprestar dinheiro do empresário para pagar um empréstime de 400 mil do zagueiro Rodrigo.

Afinal, o que tem de tão diferente dos outros?

Diferente hoje no futebol brasileiro é o Belluzzo que é totalmente diferente do padrão de dirigente que o torcedor tá acostumado a ver.

Quanto à venda de jogadores, quando tem chance, o São Paulo vende do mesmo jeito que qualquer parceiro. Todos os times são assim, independentemente de seus direitos pertencerem integralmente ao clube.

O São Paulo não vende, porque não tem propostas. O úncio em que se pode investir um dinheiro, hoje, por aqueles lados é o zagueiro Miranda. O resto é velho e irregular.

thiwailers disse...

Uma coisa é ter uma parceria forte que investe e ajuda, outra coisa é ser refém dela! Quanto ao Belluzzo ele tomou o primeiro golpe no caso Keirrisson, mas agora pelo que parece está querendo endireitar as coisas por lá, espero que de certo o futebol precisa sim de gente como ele!!!

E a sua frase foi sim se tem algum time diferente esse time é o Palmeiras, bom eu não me precipitaria tanto assim, deixaria as coisas acontecerem esse papo de todo mundo fica aconteceu no São Paulo também, inclusive até o irregular Dagoberto teve proposta milionária da arábia ou de algum lugar daqueles lados... No final quanto a venda de jogadores todo time é igual mesmo, se precisa vende, se aguenta segura!! E as coisas mudam da noite pro dia o Palmeiras tem três jogadores que despertam interesse lá de fora, o São Paulo tem o Miranda mas até o fim da janela mais coisas podem acontecer, afinal até o Eduardo Costa acabou saindo!!! Agora quanto a ser velho e irregular vou ter de discordar de você, mas cada um tem a sua opinião o Jean é um ótimo jogador e ainda é novo, e ainda há outras peças as quais vale a pena se investir dinheiro, como o Hernanes, ou Dagoberto e Borges lógico que esses dois últimos não teriam espaço em clubes de ponta do velho continente...

thiwailers disse...

Ah e uma última coisa falando em estádio, maravilha é o Palestra que ontem quando o jogador se machucou não pode receber uma ambulância em campo, simplesmente porque o estádio não tem estrutura pra isso, o jogador teve de ser carregado em uma maca na qual ele mal cabia e desacordado, com o pescoço inclinado foi carregado escada a baixo, agora imagina se tivesse sido uma contusão na coluna ou algo do tipo onde o jogador tivesse que ficar imóvel!!

Quanto a reforma do Morumbi vamos esperar para ver no que vai dar...

Wagner Bordin disse...

Chora Porcada...

E não me disfarço de Argentino nada não.
Torço para a Argentina, pq acompanho e gosto muito mais do futebol argentino.
Que vai enfia o fumo no Brasil...

Agora, eu não vejo muita coisa de diferente do Beluzzo, mandou embora o Luxemburgo da noite para o dia.
Esta pagando horrores para o Muricy.
E a reforma do Chiqueirão, não acontece, pq está todo irregular e enquanto não pagar as dívidas com a prefeitura, não terá Arena...

Não adianta, todo mundo tenta imitar o Tricolor....
Mas não existe.

E com o Muricy, vocês ainda vão ficar fora da Libertadores....
Começaram a levar fumegada ontem...

Saludos

Antonio Romero disse...

O São Paulo é tão comum quanto os outros.

É o maior campeão paulista depois que foi fundado.
É o maior campeão brasileiro.
É o maior campeão da Libertadores do Brasil.
É o maior campeão Mundial do Brasil.
É o maior fornecedor de jogadores para seleção brasileira.
Fez a maior transação do futebol brasileiro.
É atualmente o tricampeão nacional.
E basta o ganhar dois joguinhos contra Barueris para ver TODOS os outros times que são comuns como o são paulo se BORRANDO DE MEDO!
POr exemplo vejamos o PAPELÃO a que se presta a torcida líder do campeonato que acha que vai ter 100% de aproveitamento: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=14289997&tid=5366926932127918389
ou talvez: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=14289997&tid=5365036622316289664&start=1
esse também serve:
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=14289997&tid=5366954849691969490&start=1
tem esse ( o melhor):
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=14289997&tid=5366932936279639235
São lideres, acharam que iam ganhar td, mas já tão com medo de alguma coisa... não sei de que.

Antonio Romero disse...

e outra.... auhauhauhahu... essa papagaiada da TRAFFIC ( a inquilina do Palmeiras ) é mais uma prova da ilusão alviverde. Primeiro, alguem acha que viria uma proposta irrecusável pelo Mozart? Souza? Armero? Willians? Se tem um cara que pode ser vendido bem é o Diego, e só. E tão com esse discurso de segurar o cara, pq acham que isso significa título. Pode ser que ganhe, mas e se perder? Jogou dinheiro no Lixo!
Se tiver proposta boa, tem que vender mesmo, com planejamento, vender não significa desmancher o time no meio do campeonato como o Corinthians fez. É abrir mão de algumas peças que tem substitutos em razão da saúde financeira do time.

thiwailers disse...

vou ter de concordar com o Wagner hein... por mais boa índole que tenha e por mais que tenha gostado das entrevistas que vi dele, e por mais história que tenha feito no brasil, o Belluzzo demitiu o Luxa da noite pro dia, com uma desculpa rídicula... será que ele ta preparado para o futebol?

Unknown disse...

Algumas observações:

-Parte do Hernanes pertence à Traffic.

-Belluzzo precisava demitir o Luxemburgo pelo péssimo custo-benefício. Aproveitou um descuido deste último e o demitiu, porque sabia que ele jamais aceitaria uma redução salarial.

-Ao contrário de um certo time, o Palmeiras não demitiu o Luxemburgo por uma porta e apresentou seu suceessor, na sequencia, por outra.

-Quando não houve acerto entre Muricy e Palmeiras, os são-paulinos vibraram e inventaram mil teorias.

-Quando o Muricy acertou com o Palmeiras, ficaram todos enciumados.

-O Muricy não foi contratado quando o Luxemburgo ainda estava no comando.

-Agora, à exemplo dos jogadores, os torcedores tricolores criticam o técnico que os colocou no topo brasileiro nos últimos anos, em mais uma conduta típica e esperada dos bambis.

-A porcada não tem motivo pra chorar. Ela não vê ninguem a frente hoje.

-São Paulo maior campeão paulista desde sua fundação? Ou depois que faliu?

-Belluzo: um dos maiores economistas do MUNDO

-Ju-Ju: maior bebedor de Whisky.

-Em que continente o futebol argentino é melhor que o brasileiro?

-Onde esteve o blog no período de 28 de junho até 27 de julho?

Antonio Romero disse...

No periodo de 28 de junho a 27 de julho esteve blog sem atividade pelo motivo explicado no post "Tempos dificeis". Espero que tenho ficado claro.

Wagner Bordin disse...

O campeão voltou!!!!

Treme Porcada

thiwailers disse...

a conduta típica dos são paulinos??? O muricy foi enaltecido mesmo depois de ter perdido a libertadores em casa e ele saiu agradecendo a torcida!!!

E conduta cada torcedor tem a sua, cada pensa e vive a paixão de um jeito é só pegar de exemplo a comunidade do orkut que o Tonhão deicou, se você entrar lá vai ver como é "honrosa" a torcida do palmeiras, o torcida que não vê nimguém na frente já critica o seu técnico e seus jogadores, inclusive o melhor jogador do time na atualidade, grande exemplo de torcida!!

E quanto ao Belluzzo precisar demitir o Luxemburgo e etc... que o fizesse de maneira honrosa como homem e não através de uma desculpa esfarrapada!!

Frank disse...

Se eu perder um tempo e fizer buscas no orkut, vou achar um monte de bambi com medo do Palmeiras ou insatisfeito com alguma coisa de seu time.

Só porque a minoria infima pensa desta maneira, não significa que este seja o sentimento de toda a torcida.

Como você disse, a conduta é de cada torcedor. E não da torcida, de modo geral.

Quanto à demissão do Luxa: insubordinação ou quebra de hierarquia é justa causa para demissão. Talvez não fosse este o ponto, mas o presidente soube conduzir bem a sua decisão.

Pelo menos, não tinha ninguem já contratado...

Antonio Romero disse...

É. O desempenho tá mostrando que a diretoria do São Paulo errou ao contratar o Ricardo Gomes! Você está coberto de razão!

thiwailers disse...

Quebra de hierarquia??? uahuaha continua sendo piada e desculpa esfarrapada...

E exatamente o que eu disse, que conduta cada um tem a sua, foi em resposta a sua "acusação" de que os são paulinos criticam o treinador que os colocou no topo do Brasil por três anos, cada um tem a sua conduta... não se pode generalizar o comportamento dos torcedores da maneira que você o fez, por isso dei o exemplo do orkut, não há necessidade de você repetir a minha resposta!!!

De qualquer foram é como a diretoria do São Paulo prega e como o próprio Muricy já falou, não tem nimguém insubistituível, o patrimônio é o clube e não nenhum jogador, técnico ou diretor.

Unknown disse...

Tonhão: esse seu comentário é totalmente aproveitador porque há 5 rodadas atrás você preferia até o Carpegiani no lugar do Ricardo Gomes.

Antonio Romero disse...

O meu é aproveitador e o seu é cego e bitolado. Se errei, sou inteligente o suficiente para voltar atrás.

Nunca falei que era errado trazer o RG, mas achava que tinha melhores opções, e sempre disse que só o tempo diria se seria uma boa.

E o que o tempo está dizendo?

Unknown disse...

Depois do jogo contra o Atlético-MG, você mataria o RG se pudesse...

Pedro bombonatti disse...

Frank: "Hoje o São Paulo está dez pontos distante do Palmeiras."

- Já são seis!

"O São Paulo é tão comum quanto os outros: demite o técnico se o time não for bem."

- Só pode ser piada... Três anos seguidos, em que o técnico ia mal no primeiro semestre e nada de demissão! Esse cara só pode ser cego.

"Eu disse que não existe time diferente no Brasil."

- Você algum dia chegou a ver o balanço dos times de futebol?

Unknown disse...

E agora o melhor time do mundo cometeu o contra-senso de demitir o técnico tri-campeão depois de duas eliminações.

------------

A diferença caiu para seis pontos sim, mas quem viu a postura e comportamento do Palmeiras no jogo contra o Atlético-MG percebeu que o time tá bem mais consistente e que vai ser um time díficil de ser batido mesmo jogando sob pressão.

thiwailers disse...

vi contra o atlético mineiro e vi contra o botafogo tb, e não vi essa postura e time consistente!!

Pedro Bombonatti disse...

4 pontos Frank!

tiagojota disse...

Saudações Tricolores,
Estamos no meio do BR'09 ainda. Alguns líderes escorregarão ainda e acredito que este ano o G4 e o campeão só se definirá, na última rodada, tudo está muito embolado. Mas times como o meu Tricolor Gaúcho, que estão ali no meio da tabela, tem fôlego para crescer, porque os pequenos, como Avaí, já cumpriram a meta neste ano. São os tais corredores "coelhos" que arrancam para justificar e compensar os investimentos de empresários medianos.
O SPFC sempre vai estar disputando ali em cima, mas este ano há mais dificuldades.
Saudações Tricolores.

thiwailers disse...

Vale ressaltar que o Grêmio vem contratando bem... Renato ex-ponte preta é um ótimo jogador, além de Leandro Gianecchini que deve acertar nos próximos dias e do lateral esquerdo Lúcio Vagabundo, ou seja o Grêmio tem tudo para estar na disputa com os times de cima, ainda tem no banco Paulo Autuori!

tiagojota disse...

Saudações Tricolores,
Completando o comentário do thiwailers, acho que o Grêmio tem chance de chegar no G4, quanto ao título, já é outra história.
Quanto as contratações, são medianas, dentro do que cabe aos cofres do clube, mas não acho que sejam a solução, apesar de acreditar no elenco do Grêmio, sem o Tcheco é claro. Está faltando ao Autuori um estímulo diferente, um empurrão como o SPFC e até o Avaí receberam, de resto, somos sempre uma surpresa.
Saudações Tricolores.