segunda-feira, 10 de agosto de 2009

O risco do sonho corinthiano

Gosto de lembrar trechos de alguns juízos que eu fiz recentemente para não parecer incoerente e também para poder criticar de cara limpa a crônica esportiva, que em linhas gerais ignora suas conclusões anteriores reciclando as análises ao sabor de uma simples mudança de placar, por exemplo.
Um sem número de jornalistas já deu o título brasileiro ao Inter/RS, Corinthians, Atlético/MG e Palmeiras, muitos transitaram entre eles, na maior cara-de-pau. E nem o primeiro turno acabou. Enfim, apesar de já ter cornetado, não era sobre isso especificamente que me propunha a falar quando decidi pelo post.

Vim pra falar do Corinthians. Para fazer minha mea culpa e resgatar uma frase que disse há uns meses atrás quando lamentava a crise no São Paulo: "Sorria corinthiano, o ano é seu". Pois é, nenhum fiasco no nacional apagará os incríveis primeiros seis meses do Timão, mas a julgar pela campanha medíocre que se anuncia no Brasileirão já dá pra avaliar que foi um grande ano, mas vai ter que dividir ele com mais alguém, corintiano.

Eu não acho nada razoável o discurso de dever cumprido da corintianada. Sou contra o descaso com o principal campeonato nacional, o desmanche inconsequente do time e principalmente esse obcecado projeto do título da libertadores no centenário.

Ao final da Copa do Brasil, o Corinthians tinha time e futebol para ser campeão brasileiro. Título notório que coroaria de vez o projeto alvinegro. Tá bom que precisa de dinheiro para tocar o projeto da Libertadores. Mas jogar a toalha de vez é o pecado. Ouvir o Mano dizer, antes da metade do campeonato, que o título é impossível é ridículo, salvo pela incomum e louvável sinceridade do comandante.

Vender André, Cristian e Douglas talvez fosse inevitável, mas o relaxamento dos que ficaram pode ser uma armadilha triste para o futuro. Mesmo sem título, manter o padrão até o final do ano significaria começar a Libertadores embalado, aliando ao clima centenário, acho que podia dar mais certo do que começar tudo do zero como está acontecendo. Principalmente pela enorme pressão que estão botando. Não dá pra apostar todas as fichas na Libertadores. A fiel lembra do timaço eliminado em casa em 2006. Esse negócio de obrigação de ganhar não existe. Ainda mais porque é um mata-mata. Ainda mais para quem nunca ganhou.
Vale a pena arriscar tanto?

12 comentários:

Tales disse...

futebol é momento.

sem mais.

Unknown disse...

Corinthians não dá audiência ao blog...

thiwailers disse...

pela primeira vez eu ia comentar algo concordando com o Frank...

mas percebi que isso seria infundado, como seria concordar com ele em qualquer outro comentário, por tanto vou de encontro ao Tales, futebol é momento, e o momento do corinthians não dá audiência ao blog.

Wagner Bordin disse...

Exato, futebol é quarta e domingo...
Mas o momento do Coritnhians não pe dos melhores...
Sem prespectiva de melhorar este momento...
Ainda correndo atrás de Riquelme...
Isso sim é que é sonho dos Gambás...

tiagojota disse...

Saudações Tricolores,
Infeliz comentário ao tentar atacar um adversário, hein, Tonhão?
Agora que o seu time está subindo você aparece com novos posts, nem que seja para não falar do SPFC. Lamentável!
Querendo ou não, vocês tomaram dos Gambás, em casa e fora, com Muricy ainda no comando, lá no Paulistão. Agora estão respirando. E como já vimos em outros comentários por aqui, quem ganha Copa do Brasil desmonta time e mira a LA seguinte. É uma pena você ter errado o ataque. Principalmente porque chutar cão sarnento é fácil.
Quer atacar? Ache algum motivo para falar do líder Palmeiras. E tente sustentar a idéia depois.
Saudações Tricolores,
Tiago.

Pedro Bombonatti disse...

Nossa com todo o respeito que tenho pelo querido Tiago Armani, falo sem medo de me arrepender... Quanta merda você falou!

O Tonhão não está chutando cão sarnento. è ridiculo sim o que o Corinthians está fazendo. Quer dizer então que ganhar Copa do Brasil e Paulista é mais importante que o Brasileirão?

Em relação ao Palmeiras... Acho que você não tem lido os posts anteriores e muito menos os comentários!

Sem mais, como diria o triste Tales Ponce!

tiagojota disse...

Saudações Tricolores,
Pedro, apenas estou lembrando que o Corinthians levou um título que dá passagem para a LA, realmente não tem que se preocupar com mais um título, mas não pode envergonhar o pavilhão que leva no peito.
Quanto ao peso de um título, o Brasileirão é mais visado e disputado, e isto o SPFC mostra a todos os outros clubes como ser superior. Agora, a solução para qualquer clube que quer a LA, é montar um time e testá-lo num torneio regional, forte como o Paulistão, pois a situação de um clube endividado como o Corinthians é esta, é vender e focar no ano seguinte.
De verdade, não dá para tentar usar a mesma medida para dois clubes tão diferentes como o SPFC e o Corinthians. Acho o ataque desnecessário sim, porque aqui as opiniões só aparecem quando o time está em alta.
Saudações Tricolores.
Tiago.

Pedro Bombonatti disse...

Oi Ti, concordo com você que Corinthians e São Paulo são cluebes bem diferentes.

Mas qual a graça do futebol sem a comparação e os ataques?

Quanto a atacar o adversário quando ele está em baixa... É mais do que normal, né?

Abs

tiagojota disse...

Fala Pedrinho,
O que estou querendo dizer é que quem precisa provar algo ainda este ano é o SPFC, o Palmeiras, o Santos, já que na soma de todos os títulos o SPFC não precisa provar nada a ninguém. Atacar o adversário faz parte do futebol, sim, mas atacar um momento isolado no ano, é desnecessário. No final do ano teremos as repostas para esta discussão toda.
Saudações Tricolores.

Antonio Romero disse...

Tiago (tiagojota),

1- Ataco, defendo, provoco, respondo, exponho... seguindo sempre meus conhecimentos sobre futebol aliados a minha visão parcial sustentada quase sempre pela minha paixão pelo São Paulo F.C., nunca escondi isso. O que procuro aqui são outras parcialidades, com um mínimo de coerência, para confrontar com a minha. E debater, claro, essa é graça do futebol. Alias, fico contente com a sua participação sempre valoroza.

2- Certo, ADMITO, sem ironias, que aqui as opiniões só aparecem quando MEU TIME está EM ALTA.
(Obs: O blog ficou exatos 29 dias parado no ano)

Ainda bem que sou São-paulino, fosse eu Palmeirense, Santista, Corinthiano, Gremista... esse blog teria média de UMA atualização por ANO.

thiwailers disse...

ahuahauh

boa tonhão...

vamo contra o flu amanha???

Vou comprar pelo visa, então avisa!

tiagojota disse...

Saudações Tricolores Tonhão,
Ainda bem que mais uma vez deixou claro, a sua parcialidade no futebol, e com razão em analisar o seu clube, um dos maiores campeões atualmente.
Agora, felicidade de quem torce por um clube nem tão atolado em dívidas, como todos os outros do futebol brasileiro.
O que é certo ao torcedor são-paulino, não faz diferença alguma ao corinthiano, ao santista, a quem seja. Por isso, discuto quanto a avaliação do peso que se dá a política e administração de outros clubes, que não seja o seu. Cada um sabe onde o sapato aperta! Então, a prioridade do seu SPFC, no momento é bem diferente dos outros.
Espero poder continuar a discutir por aqui o que for proposto, gosto do ambiente.
Saudações Tricolores.