quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O balanço de 2009 e o que esperar de 2010

Em meio a negócios e especulações de praxe da época, o ano de 2009 termina com as torcidas paulistas muito mais preocupadas e ansiosas com a próxima temporada do que se vangloriando pelas conquistas do ano.

Até porque o único clube de São Paulo a ser campeão neste ano foi o Corinthians. Mas, excetuando-se o Campeonato Paulista, que pra mim continuará sendo pré-temporada enquanto o calendário for esse, a única conquista do Timão já tivera sido mais comemorada pelo que traria no futuro, pela garantia da vaga na Libertadores, do que a do próprio rótulo de atual campeão da Copa do Brasil.

Santos: Fez bonito no Paulista, se arrastou no Brasileiro e termina a temporada cheio de dúvidas e esperanças com a eleição do novo presidente. A mudança deve ser grande na Vila, não sei não, pra mim, 2010 pode ser trágico para o peixe. Um cenário parecido com o que aconteceu recentemente com o Corinthians e com o Vasco parece estar se desenhando com o Santos.

Corinthians: Teve um primeiro semestre dos sonhos. Voltara da série B, com um herói nacional no time e ganhou as duas competições que disputou jogando muita bola. E o Ronaldo brilhou muito, deixando até os mais orgulhosos anti-corinthianos com inveja. Mas tô com a impressão, muito reforçada pelo vexame a que o time se prestou no segundo semestre, de que o Timão se deslumbrou. Tá colocando muita pilha numa difícil conquista da Libertadores no centenário. O time que estão montando tem bons jogadores, muitos para a mesma posição, talvez. Pelas fichas apostadas na Libertadores, as projeções corinthianas para 2010 passam por uma dicotomia clássica: se for campeão continental será mágico, se perder, independente das circunstâncias, será trágico. Arriscado.

São Paulo: Foi mesmo um ano atípico pela falta de títulos. A mudança de Muricy para Ricardo Gomes, ao contrário do que se imaginava, fez muito bem ao tricolor. Disputar o título e conseguir uma vaga direta para Libertadores foi terminar de formaa absolutamente honrosa uma temporada fraca. Como tem sido rotina nas últimas temporadas, não consigo tirar o São Paulo de qualquer grupo de favoritos dos campeonatos que disputará.

Palmeiras: Esse sim. O Papai Noel dos rivais. Assumiu a liderança e foi campeão brasileiro. Contratou Muricy, campeão. Chegou Vagner Love, campeão, não tem pra ninguém. Ganhou de virada do Santos, aí a torcida soltou o grito da garganta, extravasou os 10 anos de fila, "É campeão". Pois é, mas quando Santos, São Paulo e Corinthians se viam sem motivo para festa no final do ano, eis que o time "campeão" brasileiro, que por mais rodadas liderou o certame, fica de fora, inclusive, da Libertadores. Não sei o que esperar do Palmeiras em 2010.


É isso, ano que vem tem Copa do Mundo, Corinthians e São Paulo com grandes chances na Libertadores, muito assunto pra discutir... Nos encontramos aqui no Desempate, até lá.