quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Foi mal, Leão!

Correção em tempo:

Quando o São Paulo surpreendeu o mundo ao confirmar a volta de Emerson Leão para substituir Adilson desmanchei-me em lamentações e meti o pau no Juvenal. Não escrevi aqui porque na ocasião este blog ainda vegetava. No meu twitter estão registradas as cornetadas.

A figura do Leão sempre me trouxe irritação. Ele embaralhando as frases em entrevistas em que está nitidamente enrolando para falar sobre o que não sabe (táticas de futebol) é patético. Soma-se a isso o temperamento de moleque briguento e os maus resultados dos seus últimos trabalhos. Pronto. Tudo o que eu não gostaria de ver no meu time. Ainda mais num time/clube em franca decadência como o tricolor.

Mas quero aproveitar que ele ainda não ganhou nenhum jogo (1 derrota e 1 empate até agora) para me retratar, sem ser acusado de comentar em virtude de resultados. Como fazem quase 100% dos por mim odiados cronistas esportivos.

Em 8 dias de trabalho o Leão me espantou. Não perdeu a mania de tentar enfeitar as respostas com frases que só ele entende, mas tem gerido o time competentemente e está fazendo da transparência o antídoto para quebrar alguns tabus que atrapalhavam o ambiente do São Paulo. Como nos casos problemáticos de Rivaldo e Dagoberto.

Rivaldo derrubou os dois últimos técnicos do SPFC. Um, Carpegiane, porque não o escalava nunca. Outro, Adilson, porque o escalava muito. Leão, sem se preocupar com isso, sacou o cara até do banco na sua estreia, mas fez elogios e trouxe o quarentão para perto dele.

Já com Dagoberto que virou assunto de todo tipo de especulação ele fez o simples. Avisou que o cara é está fechado com o Inter, e que vai continuar jogando pelo São Paulo até o fim do contrato. Não vejo porque supervalorizar essa situação. Leão botou as cartas na mesa para jogar com elas.

E não é só isso. Os treinos “animadinhos” como os de aulas de educação física de colegial, com jogador repetindo fundamento e pagando castigo, estão causando boa impressão no elenco. A gente não pode esquecer que cabeça de bolero é meio infantil mesmo. E alegria e confiança fazem bem para a engrenagem girar.

E o principal. O técnico fraco taticamente, como o considero, fez o que parece mais emergencial e óbvio a se fazer. E não tinha sido feito até agora. Botou 3 zagueiros num time inseguro. Vai proteger a defesa e dar mais liberdade para galera da frente jogar. Confio a isso a esperança por resultados melhores daqui em diante.

Aguardemos para saber se os resultados ajudarão Leão a contrariar seu fado de ser mais um descalabro do Juvenal.

5 comentários:

Frank disse...

Sabe por que o Leão foi pro São Paulo?

Raul Fernandes disse...

Só acredito vendo!

Tales disse...

Tonhão, se vc quer ter bastante comentários no seu blog tem que falar do Corinthians, clubes menores não rendem assunto.

Wagner Bordin disse...

Concordo contigo Antonio! Fui contra a contratação do Leão. Mas, agora vejo que sou contra a morosidade do elenco são-paulino. Sem vontade para atuar, cheio de jogador salto alto, promessas que nunca vingam e clubinhos internos.
No entanto, sou contra a chegada de treinadores deste tipo. Acho que chegou o momento dos clubes brasileiros abrirem as portas para treinadores de fora. Com outra visão sobre futebol e uma mentalidade avançada.
Vamos ver o resultado neste fim de semana. Espero que, ao menos, uma vaga na Liberta ele consiga!

Antonio Romero disse...

Frank.... responde, pq?

Tales, não quero mais comentários. Alias, comentário como este seu eu dispenso. Já o outro que fez no post anterior, eu agradeço.

Wagnão, acho que não tem necessidade de técnico estrangeiro. Acho que tem necessidade de parar de se pensar sempre nos mesmos nomes. Tem que abrir as portas para brasileiros mais oxigenados, e mais próximos da realidade dos atuais jogadores.