quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Balanço 2008 - Desempate

Não há mais nenhum campeonato em disputa para os clubes brasileiros. O ano movimentado acaba. Uns saem satisfeitos, outros nem tanto, vou deixar aqui a análise do que foi 2008 para alguns clubes brasileiros, sob a ótica do Desempate!:

Corinthians: Nada podia ser pior que ano anterior. Se a obrigação era subir, o Timão cumpriu com ela, e com sobras. Chegou surpreendentemente à final da Copa do Brasil, perdeu feio, não importa, já estava no lucro. E agora, no final do ano, lançam mão da contração mais extraordinária dos últimos tempos no futebol nacional. Isso vale para 2008, porque se ele vai jogar bola ou não, é uma questão a ser analisada no balanço de 2009.

Fluminense: Quem diria, ganharam de São Paulo e Boca e foram à decisão da Libertadores. Aí falaram demais, estragaram tudo e saíram humilhados pela humilde LDU. Brincaram com o Brasileirão, e a brincadera quase custou caro.

Inter: Demoraram para montar um time que hoje, no papel, é dos melhores do país. Não conseguiram se impor no campeonato doméstico, mas mostraram força na desvalorizada Sul-americana. É pouco para um time com D'Alessandro, Nilmar e Alex. Mas, terminam o ano de cabeça erguida.
Santos: Triste. Os dois "Kléber" foram a salvação para que o time não passasse despercebido de 2008. O atacante mostrou ser um grande artilheiro, e o lateral, mesmo atuando mal, ainda mantém um jogador do peixe como titular da seleção.

Vasco: É o pior ano de sua história. De 2008, vão querer lembrar apenas do Corinthians, como referência para 2009.
Palmeiras: Ganharam o primeiro título da década. Tudo bem, é um Paulista, mas pra quem não tinha nada é de grande valor. Mas, exageraram, transformaram o regional em Copa do Mundo, mais uma vez se iludiram. A Traffic não é a Parmalat, e Luxemburgo não é mais o mesmo. Levam a vaga da Libertadores, entregue de bandeja, como consolo.
Grêmio: Surpreendeu. Brigou até o final, foi vice-campeão brasileiro, com um time medíocre e um técnico ainda muito contestado.
Flamengo: Já está virando rotina os papelões do Mengão. No Maracanã, evaporaram uma vantagem astronômica que tinham contra o América (MEX), pela Libertadores. No Maracanã, de novo, tropeçaram contra Portuguesa e Goiás, e deram o passaporte para a competição continental do ano que vem para o Palmeiras. Pra terminar o ano, mais uma demonstração de extrema incompetência. Embrulharam o Fênomeno para presente e entregaram para o Corinthians. Olha que o gorducho insistiu em falar que tinha o sonho de jogar pelo mengo.
São Paulo: Deixou o país de boca aberta com a contratação de Adriano. O Imperador deu certo, fominha, não ficou fora de quase nenhum jogo, e fez muito gol. Mas foi embora sem títulos. Quando a Libertadores parecia certa, o tricolor perdeu tragicamente no último minuto para o Fluminense. No Brasileiro, foi o contrário. Quando todo mundo já o ignorava, o São Paulo ressurgiu de um abismo na tabela, e permaneceu como o melhor time do país. Já está virando costume.
E aí? De acordo comigo? E o ano que vem? Já sei que os Palmeirenses acham que agora vai e em 2009 tem tríplice coroa!
Tonhão!

10 comentários:

Anônimo disse...

2009 tem tudo para ser um ano espetacular no futebol brasileiro. São Paulo, Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro e Sport prometem uma das melhores libertadores de todos os tempos. O verdão, assim como disse luxemburgo, fez um excelente 2008. Conquistou o campeonato paulista e uma vaga na pré-Libertadores(que fazia parte do planejamento). Decepções a parte, o time de luxemburgo deve almejar, em 2009, grandes conquistas no futebol nacional e internacional. Pelo menos força e pinta de clube grande, o Palmeiras demonstrou. O Corinthians parece que aprendeu com os erros e a contratação de Ronaldo mostra a grandeza de um clube que fez falta na elite do futebol. Acho que vem forte para 2009 e com chances de título. Já em relação ao Ronaldo, espero mais uma vez que ele volte a jogar muito, porque merece. Um mito do futebol não pode ser motivo de chacota pela imprensa, que tanto se rendeu ao seu talento. Confesso que gostaria que ele fosse para o flamengo, mas a imcompetência da diretoria do rubro-negro é maior que a paixão de Ronaldo pelo clube. Mas, apesar de anti-corinthiano, vou torcer para os gols do Gordinho. E o São Paulo calou a boca dos críticos, novamente termina como melhor time do Brasil e entrará como grande candidato a conquista da libertadores no ano que vem. E mais uma vez terá a missão de defender o título nacional.

Anônimo disse...

Pra comentar esse post, vou dividir em duas partes: futebol do RJ e futebol de SP e do Sul.

No RJ é fácil comentar: futebol lá virou piada, e não vejo nada mais do q isso. Nenhum time mais no Brasil se assusta com os cariocas.

Futebol de SP e do Sul: aqui, nessa parte, é onde vemos que o futebol é levado a sério, onde existe um planejamento e onde as equipes são competitivas. O Santos teve um ano atípico, e deu graças a Deus q terminou. O Palmeiras, antigo Parmalat, levou sua primeira conquista depois que ficou órfão. Saiu no lucro, apesar de achar, mais uma vez, q ganharia tudo! Ano q vem será a mesma baboseira de sempre, e consequentemente, o mesmo fracasso de sempre. O Curintia fez muito seu papel, e por incrivel q pareça, a série B foi a melhor coisa q aconteceu. Eles se organizaram novamente, se estruturaram com uma equipe de mkt mto boa (eles vêm fazendo um ótimo trabalho!), e pra fechar o ano, a contratação mais bombástica da história do futebol brasileiro. Tende a crescer mto em 2009 (como time/estrutura), e o Ronaldo é uma dúvida como jogador, q se der certo, será lindo de assistir! O tricolor, mais uma vez, provou que organização, estrutura, planejamento e mkt são a receita pra um clube se tornar grande! Se tornoou o maior de todos, foi brilhante, mesmo não tendo ganhado a libertadores (q por sinal, já tem 3 delas, e de bônus, 3 mundiais). Ano q vem o SP virá forte pra libertadores, dessa vez com mais vontade do q nunca! Vamos esperar. Inter, pra mim, melhor elenco do futebol brasileiro hoje! Se o time for mantido, e houver um grande comando, uma boa organização, será favorito a tudo que disputar. E o Grêmio, bom, nadou bem, mto bem, mas morreu na praia. está no caminho certo da organização e planejamento, mas ainda falta ser um time grande!

Anônimo disse...

Vamos por partes igual o Tonhão:
Cúrintians, não fez mais que obrigação, tão falando muito! Se vai dar certo o ano que vem é outra história. Ronaldão inicialmente é só para vender camisetas, mas dando tempo a ele,
acredito em seu potencial.
Vasco foi uma vergonha, time ridículo. Gremio foi longe com o time que tem, e igual ao Flamengo bobearam em jogos chaves. Palmeiras achou que era o melhor time do país, e achou que o Brasileirão tava no papo. Realmente acho o time do Verdão bom, mas não teve "cabeça" para brigar até o final, e acabou se classificando pra libertadores por incopetencia do Mengão.
Tricolor, sem comentarios, mesmo com o time mais fraco dos ultimos 3 anos, levou o caneco da forma mais emocionante (tirando a libertadores de mundial de 2005).

Tricolor precisa se reforçar para ganhar o titulo continental do ano que vem, e manter a mesma base. E o Palmeiras deve tomar cuidado, pq se pegar o tricolor no mata-mata, já era, como nos outros anos.

Unknown disse...

Se vocês dizem que o Palmeiras só foi pra Libertadores em razão da incompetência do Flamengo, eu vos lhes direi o seguinte: o São Paulo só foi campeão por causa do egocentrismo do Luxemburgo.

Com os onze iniciais do Campeonato Paulista, o Palmeiras seria campeão com várias rodadas de antecedência. Tanto é que desde cedo foi apontado como o grande favorito. Ou será que toda a imprensa estava iludida? Ou será que a imprensa é 99% palmeirense?

Tanto é que no Paulista, o São Paulo reforçado com Imperador e tudo, tomou de 4 e teve que recorrer a um gol de mão para ter alguma chance na semi-final. E não me venham alegar desinteresse!

Mas aí surgiu o Luxemburgo, a "estrela maior", querendo todos os créditos apenas para si.

Créditos que só seriam possíveis com a saída do melhor jogador do time.

Não contente com a saída do Valdivia, passou a se desentender, coincidentemente, com o outro grande nome do clube: São Marcos.

Daí seguiram-se as entrevistas em que ele dizia ser bom e o fatídico episódio do jogo na Argentina.

Tudo isso aliado à apostas em jogadores como Jumar e Evandro (tudo para levar o crédito e, provavelmente, dinheiro com o surgimento de alguma revelação)contribuiu para a sucumbência do Palmeiras e a consequente conquista do campeonato pelo rival.

Unknown disse...

Só para completar, pode ser que além do egocentrismo do Luxa, outros fatores extra-campo tenham contribuído para a conquista são-paulina.
Investigações estão sendo feitas e, com a possível quebra do sigilo bancário e telefônico dos envolvidos, o destino do Madonnão-2008 pode ser mudado.
Quem não achou estranho aquele gol anulado do Botafogo no Engenhão, hein?

PEDRO BOMBONATTI disse...

Na boa Frank... ou será Yuri... não é possível que você consiga se enganar tanto assim!

A imprensa não é Palmeirense, mas, sim, não aguenta mais ver o tricolor ganhar. Então, qualquer time que disponte eles começam a chupar as bolas!

Concordo com você que o Luxemburgo fudeu o Palmeiras (não é primeira vez). Mas, daí a falar que o são Paulo só ganhou por causa disso...

Estranho o gol anulado... E o gol do GRÊMIO impedidaço contra o São Paulo. O que foi?

Para com isso vai. Vê se cresce, erros sempre acontecem. Prejudicam e ajudam os times. Não sei se você sabe, mas o Palmeiras é disparado o time com maior número de penaltis na temporada, tem mais de 20 a mais que o ajudado São Paulo.

Unknown disse...

Erros sempre acontecem sim.

Mas o erro se torna suspeito a partir do momento em que existe uma denúncia de um envelope que seria entregue para o árbitro do jogo decisivo.

Nem vou falar do gol impedido do Borges.

E quanto a imprensa... Coitadinho do São Paulo, teve que bater a imprensa também.

Até o final do primeiro turno, o São Paulo não passava confiança nenhuma e não dava pinta de que seria campeão. Era a realidade, assim como era realidade o Palmeiras favorito.

Quando reverteu o quadro, teve seu destaque merecido.

Que mania de perseguição!

Anônimo disse...

Vamos por partes:

Corinthians: não fez mais do que a obrigação ao ganhar a série B. Surprendeu ao chegar a final da Copa do Brasil, porém perdeu um título que não poderia perder. A parte boa fica sobre a reestruturação do Clube e principalmente pelo crescimento do mkt. Agora sim tem uma postura do gigante que sempre foi.

Flamengo: montou um bom time, mas ainda peca em agluns aspectos. O Mengão desapontou sua torcida em jogos de maracanã lotado, o que não poderia acontecer: Papelão na libertadores e em jogos como Atletico-MG, Portuguesa e Goiás. Com Parreira será melhor. Gosto do Caio Jr, mas acho que ele não tem pulso suficiente pra dirigir um time como flamengo.

Grêmio: Méritos ao Celso Roth e aos jogadores medíocres do Grêmio que levaram o tricolor gaúcho a disputa do título até a última rodada. Imortal Tricolor, mas um time onde o craque é o Tcheco deve pensar melhor antes e querer ganhar algo.

Flu: Do céu ao (quase)inferno. As coisas pareciam simples e fáceis, depois voltaram a realidade.

Vasco: Já vi esse filme. Anos de má admistração resultaram na queda. Torço para a volta do Vasco ano que vem. Vice mundial em 98 e 2000.

São Paulo: Mesmo com um time que não é nada de mais, o tricolor deu uma bela arrancada. Muitos méritos pro muricy ramalho e pra toda a estrutura do time. Mas ano que vem o terror está de volta, preparem o Salão.

Santos: Depois de dois momentos de sucesso, (era pelé e era robinho) o santos voltou a ser o que sempre foi: time médio, de torcida pequena e que tenta ser rival dos trio de ferro.

Anônimo disse...

Palmeirense pode chorar falar o que quiser... distorcer nosso título, desmerecer, chamar de MADONNAO, o que for.... mas mais uma vez fomos competentes e vocês incompetentes, além disso o Palmeiras foi creditado como favortio pela imprensa sem nem mesmo estar jogando um grande futebol, no final o que interessa é que o São Paulo foi HEXA.
Parabéns ao corinthians mais uma vez pelo trabalho de MKT!

Anônimo disse...

O Corinthians fez com o Ronaldo assim como o LA Galaxy fez com Beckham!!
Mandaram muito bem na contratacao do fenomeno na minha opiniao! MAS... quando se fala de um clube xulo como eh o corinthians! Tirando proveito da massa imensa de sofredores que suportam esse time de talaricos. Eles nao poderiam estar mais felizes.
Pelo menos o departamento de marketing deles esta fazendo alguma coisa mesmo! Concordo com o Tales.
Ele no Sao Paulo por exemplo nao seria essa putaria toda. Nao teria Sabrina Sato e Sirene tocando em fazendinha.
Ai que esta a diferenca.

E ainda quero dizer que adoro ler os comentarios do Pedrinho, e concordo muito com o que ele diz!
Pelo amor de Deus, Diego Souza e Alex mineiro pra premio realmente ta errado!
O Palmeiras eh uma piada, acertaram uma parceria, contrataram, ganharam o paulistinha e na hora de mostrar que eh competente, mostrou ser um time zuado. Subiu na cabeca e entregaram tudo, junto com o flamengo no banco dos humilhados eu diria. Papelao!!

Eu nao poderia estar mais feliz aqui na Australia, Tricampeao, dando risada do Palmeiras, feliz pelo Fenomeno jogando no Brasil e mais feliz que ja ouvi boatos de Washington no Tricolor.
Enquanto Curintia se diverte e aparece, o tricolor mais uma vez mostrando competencia, e que vem mais forte pro 7-4-4 em 2009.

Bjo Tonhao!
Saudades de voces criancas!!