sábado, 13 de dezembro de 2008

O Melhor do Mundo!

Vamos falar de campeonato Mundial de Clubes (são-paulinos, por favor, desconsiderem o primeiro parágrafo):

Mundial de Clubes é um campeonato organizado pela FIFA, disputado no JAPÃO pelos clubes campeões continentais e um representante do país sede. Oriundo da antiga Copa Intercontinental, em que o vencedor também era considerado o melhor do mundo no ano de disputa. Amigos rivais, muito prazer, Mundial de Clubes.

Há quem lembre de um esboço disso, organizado no Brasil, que também foi conhecido como "torneio de verão", que contou com as participações de times suplentes europeus. Vasco e Corinthians representaram o Brasil nesse experimental.

Em 2008, o torneio não tem representantes brasileiros, sequer um grande sul-americano. Permitiu-se à LDU o triunfo continental, até por isso o Mundial já começou e pouco se falou. LDU que inclusive, na minha opinião, não chegará ao jogo derradeiro contra o Manchester United, como se espera. O mexicano Pachuca, que passou pelo egípcio Al-Ahly na prorrogação, agora enfrenta LDU na próxima fase e deverá decidir o título contra os ingleses.

A partir do próximo ano, o Mundial sai do Japão e alternará as sedes. Em 2009 será disputado nos Emirados Árabes. Além dessa mudança eu gostaria de ver algumas outras. Pra mim, Campeões da Copa da UEFA e Copa Sul-americana mereceriam uma vaga, com isso fecharíamos 8 clubes, com 2 da Europa, 2 da América do Sul, 1 da América do Norte e Central, 1 Oceania e 1 da África. Europa e América do Sul teriam mais representantes porque sempre tiveram mais destaque na disputa Mundial, isso tamém acabaria com a esquisita forma de disputa atual, com times que jogam mais que os outros, em preliminares sem muito critério para a escolha. Vale entre outras coisas pela valorização e potencialização das Copas da UEFA e Sul-americana.

O que acham da fórmula que eu defendo? Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro, Sport e São Paulo têm chances de estar no próximo?

Tonhão

8 comentários:

Unknown disse...

Classificar os campeões da Sul-Americana e Copa da UEFA diretamente para o Mundial seria bem absurdo. Beneficiaria aqueles que não tiverem competência para sequer chegar entre os melhores de seu país ou então aqueles que foram eliminados no inicio de uma disputa mais dificil.

O certo seria dar ao campeão desses torneios uma vaga no torneio continental maior.

Quanto a disputa desse ano, entendo que o nível está pior do que a Copa Dubai.

Fico imaginando que legal seria se fosse possível um Mundial de Clubea nos moldes da Copa do Mundo...

Antonio Romero disse...

Quando ouço ou leio que classificar os campeões da UEFA e Sul-americana para o Mundial é beneficiar os piores do país eu olho aqui pro Brasil. Por que?

Os melhores times do Brasil são, com certeza os primeiros colocados do Brasileirão.

Os (4) primeiros do Brasileirão não disputam a Copa do Brasil.

O vencedor da Copa do Brasil, vai a libertadores. Disputando com times piores do que os times da primeira divisão do Brasileiro.

Por justiça, seria muito mais coerente ter o Flamengo (5° do Brasileiro) ou até o Palmeiras (4°, que ainda é submetido a pré)na Libertadores, que o Sport (campeão da copinha). É um absurdo?

Nunca ninguém nem discutiu esse critério de qualificação aqui no Brasil.

Seria muito bom ver UEFA e Sulamericana Valorizadas por essa premiação.

Anônimo disse...

Ridículo classificar os campeões da UEFA e da Sul-Americana.

É a mesma coisa que dar uma vaga da libertadores para o campeão da série B.

Anônimo disse...

Acho mais justo ir o vice da Libertadores do que o campeão da Sul Americana! Sul Americana pra mim é a Série B da Libertadores! É injusto o 13º do campeonato brasileiro ter chance de ir pro mundial no ano seguinte...
Quanto às chances, acho que infelizmente mais uma vez o SP é o que tem mais chance dos brasileiros... o lixo do meu time tá se desmontando e não consegue segurar ninguém! Leandro e Denílson já foram... ridículo!

Unknown disse...

A Copa do Brasil se tornou um torneio fraco sem a presença dos melhores times que, em tese, estão disputando a Libertadores. Tudo por problemas de calendário.

Isso deu margem para a classificação de equipes como Santo André e Paulista na Libertadores.

Na minha opinião, o certo seria a Copa do Brasil ocorrer no segundo semestre junto com o Brasileiro e a Sul-Americana no primeiro, paralelamente à Libertadores.

Anônimo disse...

Pedrinho faz de tudo pra falar do Corinthians!

Também acho injusto o campeão da sul-americana ir pro mundial...

E o campeão da copa do Brasil merece ir pra libertadores sim!

A copa do brasil deveria ocorrer no segundo semestre (e a sul-americana no 1º), assim todos os times poderiam disputar.

Anônimo disse...

+ InformaçõesSobre o

CAMPEONATO MUNDIAL DE CLUBES DA FIFA 2000

Foi o primeiro Campeonato Mundial de Clubes organizado pela FIFA, a autoridade máxima do futebol, que pretendia substituir os antigos torneios intercontinentais, o que, na prática, acabou por ocorrer somente em 2005.

Foi também o primeiro torneio com participação de equipes de todos os continentes e não apenas da Europa e da América do Sul como era feito até então.

Cada confederação teve direito a apontar um representante para essa competição. A Fifa ofereceu ainda uma vaga a ser indicada pela CBF e outra ao Real Madrid, campeão da Copa Toyota de 1998 para completar a lista de 8 clubes.

O Morumbi (salão para festas corintianas) foi a sede das partidas do grupo A. O Maracanã, sede das partidas do grupo B e local da final e 3º lugar.

A maior polêmica quanto a essas indicações foi o fato da CONMEBOL indicar o Vasco da Gama, campeão da Libertadores em 1998, sendo que no meio de 1999 já haveria um novo campeão da Libertadores (que acabou sendo o time das perdizes).

Todos sabem que time sagrou-se campeão, inclusive, mordidos pelo título inédito do campeão, chamam de "torneio de verão".

O Brasil (maior vencedor de copas), não seria um local adequado para a disputa de um mundial de futebol, já o Japão (país com extrema tradição nesse esporte) é um local perfeito. kkk

Abraços

Anônimo disse...

Mordidos pelo título inédito!

hahaha