segunda-feira, 8 de junho de 2009

O Morumbi não tem condições de receber jogo da Copa. E Cuiabá?

Tô me incomodando com esse negócio de estádio pra Copa...


Domingo passado, 31 de maio, a FIFA anunciou as 12 cidades brasileiras que serão sede de jogos da Copa 2014. Como esperado, São Paulo estava entre as escolhidas. Aí veio a tona mais um pouco de uma briguinha besta entre os clubes da capital. Falou-se mais disso do que de bola. Minha vez.



Primeiro, é muito mesquinho Corinthians, Palmeiras e Santos tentarem melar a canditura do Morumbi, só por birra. Rivalidade? Esses times alugaram e usufruiram do Cícero Pompeu de Toledo até agora, nunca se importaram de mandar muitos dos seus jogos mais importantes no campo tricolor, e agora vêm com essa.

Agora, o princial, e o que mais me indigna:

Acho muito curioso quando 'não sei quem' vem dizer que o Morumbi não tem estrutura para receber jogos da Copa. Então tá, um lindo terreno arborizado e inabitado em Manaus é que tem né? Ou talvez um pasto em Cuibá apresente melhores condições. Ou até mesmo, Brasília, que sempre teve times tradicionais, com muita torcida, seria o lugar ideal para um estádio de grande porte.

Lógico que o Morumbi, como está, não tem condições!
Nenhum tem (no Brasil).
Ninguém pode testemunhar melhor sobre o desconforto e a falta de organização que se tem em um jogo no estádio tricolor, do que o próprio torcedor que o frequenta, como é o meu caso. Desafio, no entanto, expectadores de outros grandes estádios brasileiros a apresentarem condições melhores. É a infeliz realidade brasileira, que têm de ser, e tenho fé que será, mudada nos próximos 5 anos.

Mas, em meio a projetos faraônicos que ainda não passam de papeis de orçamentos vultosos, fica fácil esnobar a "casa" do São Paulo F.C. e o Maracanã, por exemplo, que é o que se têm de concreto.

Morumbi e Maracanã merecem ser sedes, não só por que são os mais preparados de HOJE, nem por que serão os mais uteis no FUTURO, mas por contarem grande parte da história do futebol. Por terem sido palcos tradicionais no PASSADO, não seria justo que fossem excluídos do cume dessa história.

Um boa reforma no estádio (que por melhor que venha ser, vai gastar menos que subir um novo), investimentos, principalmente no acesso viário (que seriam necessários em qualquer outra região de São Paulo) e pronto. Não terá campo melhor preparado no país para jogo de Copa.

Desse negócio de abrir a Copa ou não, o assunto é ainda mais da política que do espetáculo. Anseio pelo bom-senso, só isso.

7 comentários:

Wagner Vinicius Boridn disse...

Sinceramente.
O Brasil não tem condições de abrigar uma Copa do Mundo.
Vamos ver a África do Sul, não tem condições também.
O Morumbi não tem estacionamento. As vias de acesso ficam todas entupidas em dias de jogo. Não tem condições para a imprensa trabalhar direito.
Claro que serão feitas reformas, mas mesmo assi serão ineficientes para o quilate de uma Copa do Mundo.
Infelizmente há muito coisa a ser feita no Brasil, antes de abrigar uma Copa do Mundo.
Saludos
Aguante Argentina
www.futebolportenho.com.br

Thiwailers disse...

Concordo o Brasil não tem condições de abrigar uma copa do mundo! tomara que dê tudo certo! pq te muito nego só pensando na grana que vai entra!

Tales disse...

Cidades como São Paulo, Rio, Porto Alegre, Curitiba tem condições de sediar uma Copa do Mundo sim. Aliás, eu acho que o Brasil tem/terá condições.

Vale lembrar que o país se transforma nessa época e tudo passa a funcionar melhor.
Inclusive o trânsito, que em julho fica 20% menor por causa das férias.

O Morumbi foi projetato na década de 60, óbvio que precisa de reformas e óbvio que será a sede em SP, não sei pq ainda discutem. Não vai subir um FIELZÃO até a copa ou até o fim do mundo hahahaha.

O Salão Para Festas Corintianas estará mais enfeitado do que nunca e receberá mais uma vez jogos de um Mundial!

abraços

Antonio Romero disse...

Queridos amigos, uma coisa é ter condições de abrigar um Copa, outra coisa é fazer Copa como é feita na Europa.

Quem espera um espetáculo de organização, tecnologia, civilidade e infraestrutura, como é feito na Europa e no Japão, esquece.

Mas tanto a África, como a América do Sul, podem oferecer outras atrações ao evento. Com um mínimo de organização e segurança, o que não é difícil (mesmo que seja só por um mês). No caso do Brasil, só de o maior campeonato de futebol do mundo, estar na Meca desse esporte, já é um espetáculo que nenhum europeu vai conseguir igualar. E a África, pelo ineditismo cultural, vale a experiência.

PEDRO BOMBONATTI disse...

Não sei se o Brasil tem condições de sediar uma Copa do Mundo, mas que o país/cidade se transforma é a mais pura verdade.

Fiquei um mês sozinho no Rio de Janeiro na época do Pan e não tenho do que reclamar. tudo muito bem organizado, incluindo estacionamento e transporte público.

Tá bom que a Copa do Mundo é um evento muito maior... Exatamente por isso que eu disse que não sei se temos condições!

Agora em relação ao seu texto Tonhão, pelo que li por aí, o que o pessoal disse sobre o Morumbi, não é basedado no que ele oferece hoje, mas sim no projeto apresentado. E por mais que também ache ridículo essa invejinha, eles até que têm um pouco de razão.

O projeto do Morumbi para a Copa tinha erros sim. O próprio Otake que fez a planta, disse que precisa fazer uns ajustes.

abs

Antonio Romero disse...

É o projeto que tem erros? Ok. Será que dá pra fazer um novo, com tudo corrigido, em uns 4 anos? Ainda sobra 2 para executar.


Será que é só o do Morumbi que tem erros?

Unknown disse...

Só o lanche de pernil já vale a pena!