quinta-feira, 28 de maio de 2009

Joga bonito!

Uma final de Champions League mostra ao mundo do futebol mais do que o campeão europeu de clubes. Invariavelmente ela revela o jogador da temporada, o time que mais brilhou e o esquema de jogo que vai ditar as regras daqui pra frente. Parece muito claro que o jogador do ano pela FIFA será Messi e que o Barcelona foi o time sensação (além da UCL, arrebatou também o Campeonato nacional e a Copa do Rei da Espanha), mas a grande novidade é um time romper a tendência defensiva-competitiva do futebol atual e levar o campeonato mais concorrido do mundo jogando bonito, pra frente, e com uma defesa que não é nenhuma maravilha.

Num tempo em que brotam campeões com 3 zagueiros e 3 volantes, em que competitividade é sinônimo de defesa forte e em que força física é cada vez mais determinante para um jogador, vê-se um time triunfar pelo ataque.

Os catalões batem uma bola muito redonda. Um ataque agrupado, um toque de bola rápido, dribles curtos e tabelinhas para todos os lados.

Pra ser justo, posso dizer que a seleção Espanhola adiantara essa tendência ao vencer a Eurocopa e que o Manchester foi o melhor time do ano anterior e é o segundo melhor do atual sem ser defensivo.

Mas a Fúria compartilha os maestros Xavi e Iniesta com o Barça, e os ingleses tem uma defesa (Ferdnand, Vidic e Evra, que estão entre os melhores do mundo em suas posições) muito mais confiável e compacta que a do Barça, que na final contou com Sylvinho, Piquet e Busquets, por exemplo.
Acho até que os reds tem um time mais completo, mas o ataque espetacular do Barcelona compensou a defesa limitada que tem.
Será que jogar bonito e jogar pra frente será uma tendência? Ou é apenas um luxo de quem tem os iluminados Messi, Henry e Eto'o no mesmo elenco?

16 comentários:

Tales disse...

Com um ataque desses tem que jogar pra frente mesmo!

Wagner Vinicius Boridn disse...

Messi é o melhor do mundo...
E vai ser por um bom tempo...
O cara é foda....
Maradoninha.....

Viva a Argentina

Saludos

www.futebolportenho.com.br

tiagojota disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
tiagojota disse...

Somente o Barcelona para jogar deste jeito. Messi come a bola. Et'o e Henry fazem a correria. São poucos os times que podem jogar dessa maneira. O título de ontem foi para fazer o "pipoqueiro" Cristiano Ronaldo ser esquecido de vez. Como melhor do mundo é uma vergonha.
Abraços,

thiwailers disse...

concordo que o time joga bonito e tals... mas iniesta e xavi na minha concepção são volantes do mesmo estilo do hernanes por exemplo!

Pedro Bombonatti disse...

Concordo com o Tiaguinho, mas o fato de eles serem volantes, não apaga o fato de que o time joga para a frente.

Messi é o melhor do mundo, seguido de perto pro Ibraimovic.

Cristiano nunca foi o melhor do mundo!

thiwailers disse...

Cristiano é mais um Pipokeirrison da vida

Frank disse...

Desculpa aí galera do Winning Eleven ou Fifa Soccer, mas prefiro os "pernas-de-pau" brasileiros.

Os grandes times brasileiros enfrentam Barcelona, Manchester United, Real Madrid, Internazionale, Milan de igual pra igual.

Há uma supervalorização natural porque na Europa tudo é mais bonito e perfeito que no Brasil.

Os perebas deles são perebas com grife.

ps: Esses dias atrás, o Maradoninha tomou de 6x1 da Bolívia...

thiwailers disse...

galera do Winning Eleven e Fifa Soccer... auhauuhahu... estamos falando do ataque de um time que tem henry, eto'o messi, além de xavi e iniesta é um ataque de respeito, a questão discutida foi o ataque do time e não os perebas deles... ow tem ataque no brasil melhor que esse aí, é que nem falar que o internacional jogo bonito, não deveria nem ser discussão isso!

Unknown disse...

Tonhão, como prometido vim comentar no seu bolg, que por sinal melhorou muito desde a última vez que eu passei aqui hahah
Qto a final da Champions League, confesso que não sabia pra quem torcer, se para o Manchester..para podermos dar o troco no mundial ou se para o Barcelona e ver o duelo Obina contra Eto'o no mundial, pq o Palmeiras vai estar lá ctz hahah
Falando sério, foi um beloo jogo e o Messi joga mto mais que o Cristiano Ronaldo (o q eh uma pena pq o Cris eh bem mais bonito) haha
Parabéns pelo blog Bjus*

Unknown disse...

Esse estilo de jogo que todos os times devem adotar, porem nem todos tem o privilégio, pois não ha outro time com um ataque desses e com características semelhantes. É exclusivo do Barça, e um time desse deveria ser sempre o campeão. Deveria, mas o futebol não é assim. Na semi a defesa do Chelsea parou o ataque do Barça, que acho um gol salvador no final, exatamente por uma falha de Essien.
Na final o jogo não foi maravilhoso, foi bom, envolvente com os toques no meio de campo, mas o ataque teve poucas chances. A salvação foi o gol de Eto'o, no comecinho, quando os reds eram melhores (tá ai a diferença do ataque).
Concordo com o Frank que os times brasileiros jogam de igual para igual, e muitas vezes ate ganham, e com ctz há uma supervalorização. Os times brasileiros fariam bonito na UCL.
Discordando do Tonhão, acho a defesa do Barça muito boa, estava improvisada na final, mesmo assim estava boa. Toure é o melhor volante de marcaçao que existe, e se saiu bem na zaga.
Um ultimo comentario: Sylivinho, que medo de jogar ein, só dava passes para o lado, tipico de um corinthiano.

Tales disse...

Messi está jogando mais, mas o CR joga muito! Se não for o 2º está entre os 5 melhores do mundo.

Acho que tem gente que não gosta dele pq o cara é queridinho das mulheres e muito mala.

Abraços galerinha do Play 3!

Antonio Romero disse...

Essa será mais uma rara oportunidade em que concordarei com o Frank.

Acho que muita gente avalia jogadores pelo que vê no FIFA e Wining Eleven. E isso é um dos motivos da visão desbalanceada quando se compara times brasileiros à europeus.

Sempre digo que se o campeão Brasileiro jogasse a champions league teria chances iguais de vencer.

Assim como não seria uma certeza o título de um time campeão europeu na Libertadores, por exemplo.

Frank disse...

Só citei os perebas à titulo de exemplo.

O que eu quero dizer é que a aparência engana muito; como tudo lá na Europa é mais bonito e perfeito do que aqui na América Latina, a impressão que dá é que os caras de lá são muitos superiores.

É cediço que eles simplesmente nos ignoram.

No periodo de 2002-04, o Robinho poderia ser considerado um dos melhores do mundo; em 2003 o Alex jogando no Cruzeiro foi muito foda; em 2005, o Rogério Ceni só não fez chover; em 2007 o Riquelme jogou demais pelo Boca; em 2000, acho que ninguém no mundo fez tantos gols quanto o Romário.

Quantos votos esses caras tiveram na eleição de melhor do mundo?

Agora o que me espanta são os próprios brasileiros super estimando caras como Ibrahimovic, Messi, Cristiano Ronaldo. São bons? Sim. Mas nem tanto quanto todos acham.

O melhor exemplo dessa história toda é o Beckham que já chegou a ser indicado para melhor do mundo.

Quem é melhor: o Beckham ou o Jorge Wagner?

Antonio Romero disse...

Beckham, Messi e Ibrahimovic jogam demais, Frank.
Acho que ser melhor do mundo é muito pro Beckham, mas o cara tem um toque diferenciado.

Esses são incomparáveis

Unknown disse...

Beckham, é limitado, sabe cobrar falta e escanteio, só!
Só que é o jagodor mais bem pago do mundo, um belo marketeiro!