domingo, 28 de junho de 2009

São Paulo é referência até de crise

Vamos lá, estou preparado para que digam que é uma análise egocêntrica, que acho que o futebol orbita em torno do São Paulo Futebol Clube, mas ciente de minha parcialidade, convido-os para a minha análise:

Há 3 anos e meio com o mesmo técnico, sendo o melhor time do país no período, o São Paulo virou referência de organização e planejamento. Cabia aos clubes seguir a receita vencedora e tentar segurar seus treinadores o máximo de tempo possível. O campeonato brasileiro do ano passado, por exemplo, foi o de menor índice de demissões na era dos pontos corridos.

Bastou o tricolor quebrar a sequencia e botar o Muricy na rua para que uma avalanche de especulações pairasse no mercado do futebol. Agora todos os "professores" estão sob a pressão da troca eminente.

O Palmeiras foi o primeiro a seguir a fila puxada pelo São Paulo, arranjou uma desculpinha e sacou o Luxa, sonhando com Muricy. Mancine fez milagre no Santos, pegou um time ridículo, levou à final do paulista, faz uma campanha razoável no Brasileirão e já dizem que está na berlinda. Parreira, Cuca e Dorival são outros ameaçados pela nuvem negra criada pela saída do Muriçoca. Mas o principal indício da tempestade foi detectado no Corinthians, o time sensação em 2009. O desejo antigo da diretoria Corinthiana por Muricy e Luxa, que agora estão disponíveis, botou pressão no quase inquestionável Mano Meneses. Já condicionam a permanência do gaúcho à vitória na Copa do Brasil, tem cabimento?

Pois é, até a crise do São Paulo é referência para os demais.

9 comentários:

tiagojota disse...

Fala Antonio,
Realmente você me surpreende com seu egocentrismo, mas vamos lá melhorar esta análise. O mercado do futebol brasileiro é conhecido pela sua rotatividade de técnicos e pela maneira que os "cartolas" são influenciados pelos empresários e suas "bolas $$" nas transferências de jogadores.
O que acontece no SPFC não é o que vai influenciar o "mundo da bola", lembremo-nos que o SPFC, encontra-se no mundo da bola.
O que o SPFC emprega como seus métodos, também são modelos seguidos de administrações de clubes estrangeiros, não são criações exclusivas do SPFC. Acontece que fica difícil segurar um treinador turrão que bate de frente com uma direção omissa e oportunista. E aí vem a justificativa: na primeira oportunidade que tiveram mandam embora o seu técnico vencedor. Antonio, analise o futebol com um mundo e não o SPFC como o mundo.

thiwailers disse...

não acho q o Mano esteja pressionado

Frank disse...

Parece que todo são-paulino é egocêntrico por natureza.

É normal que se copie certas condutas quando se mostram produtivas. O exemplo do sucesso é sempre seguido, seja onde for, no futebol ou na bolinha de gude.

Mas esquece o blogueiro que não foi o São Paulo que inventou que a alta longevidade do técnico é um dos caminhos para o sucesso, embora eu, particularmente, acredite que a manutenção do técnico, por si só, seja insuficiente para o sucesso de uma equipe.

De qualquer forma, eficiente ou não, isso é mais velho do que andar para frente.

À título de exemplo, não tão recente, Palmeiras de Luxemburgo (anos 90) e Felipão (97/2000) ou então o Santos de Leão.

Sobre os fatos recentes.

O Palmeiras demitiu o Luxemburgo não para seguir o São Paulo e sim porque tanto o Luxa quanto o Verdão não queriam mais um ao outro. O fato do Muricy estar desempregado com certeza deve ter pesado.

Já o São Paulo demitindo o Muricy mostrou que não tem não tem nada de referência e que é tão comum quanto os outros times porque, simplesmente, é impossível abandonar a cultura de que sem resultado (e sem futebol, como no caso do São Paulo nos últimos jogos do Muricy) não há como manter o técnico.

Quanto ao Corinthians, tirar o Mano seria de uma burrice tremenda. Se analisarmos os feitos do Mano de 2006 pra cá (com o material humando que ele dispunha), talvez ele possua resultados mais expressivos que o próprio Muricy.

Antonio Romero disse...

Tiago:

Realmente é dificil segurar um treinador turrão, mas o São Paulo segurou ele por 3 vezes, até resolver demití-lo porque ele não tava segurando a bronca extracampo. Qdo me refiro mundo da bola, até pelas referencias que dei, digo mundo brasileiro da bola.

Thiaguinho:

Quem falou que Mano estava ameaçado foi a reportagem cujo link está no post.

Frank:

Não chora. Muricy esnobando o Palmeiras. Se for, será um fiasco, aposto.

tiagojota disse...

Antonio,
Agora sim, começamos a entender a mesma língua, mas ainda não falamos. Sei que deve ser ruim se acostumar a títulos e em dado momento assumir que eles estão mais distantes que o habitual, mas admita que ciclos se desfazem e nesse momento é uma pena ter um ótimo estádio como o panettone e não lotá-lo, porque sua torcida costuma apoiá-lo somente nas decisões.
O peso do sucesso do SPFC, e de qualquer outro clube, está na força da sua torcida, no apoio incondicional e credulidade no time. Isso é o futebol, isso é o esporte, não uma simples rodada de técnicos. E ,sinceramente, nenhum técnico está ameaçado, a não ser o próprio Ricardo Gomes que vai sofrer com a pressão de sua própria torcida. Sorte a ele. Agora Muricy no Palmeiras? Se com a direção do SPFC já era difícil imagina num clube onde a própria direção gosta de auto-sabotagem?
Saudações Tricolores.

Pedro Bombonatti disse...

Tonhão,

Acho que você viajou agora... O São Paulo não tem nada a ver com isso, o Muricy, sim.

É mais do que natural que quando um técnico de ponta saia de um clube, os outros, que estão empregados, fiquem ameaçados.

Frank,

O Palmeiras foi ridiculo ao demitir o Luxa. Não pela demissão em si, mas sim pela desculpa esfarrapada!


Abs

thiwailers disse...

quem tem boca fala o que quer tonhão e essa é a típica materia que imprensa inventa, coloca coisa aonde não tme... por isso disse que não acho q ele esteja ameaçado, isso não partiu do clube partiu de um membro irresponsável da imprensa!

Frank disse...

Reportando-me ao tópico do Bolão Copa do Brasil/Libertadores, a saber https://www.blogger.com/comment.g?blogID=614534371752500999&postID=3857402685665104147 , vi que fui um dos poucos a acertar que o Corinthians seria campeão em cima do Internacional. Cadê o prêmio?

Na Libertadores, todos meio que se ferraram por causa do vexame do Boca Jrs...

Não sou dono do blog, mas opino no sentido de uma revisão do bolão do campeonato brasileiro, porque os bambis já erraram tudo...

Anônimo disse...

O campeonato brasileiro acabou?