quarta-feira, 22 de abril de 2009

Como anda o seu ídolo?

Estava eu remoendo a derrota de domingo, com a autoestima baixíssima, cheio de desilusões, quando resolvi me apegar àqueles detalhes que não entram em campo, estatísticas que nesse momento soam como desculpa de perdedor, pois é, não é nada disso.

São Paulo perdeu, o Corinthians foi bem, Ronaldo não é só marketing... Verdão já tá vivo na libertadores, tá tudo no post anterior, o que venho postar agora é um assunto que me instigou desde o último jogo da seleção, deixei passar, e só agora lembrei de entrar no mérito:

Quando vi Kaká e Luis Fabiano como as duas grandes esperanças da seleção brasileira no momento, pensei, 'puxa vida, como é bom poder continuar tendo esses caras pra torcer'. E melhor ainda é ver que eles arrebentam e ainda são grandes figuras do futebol mundial.
Pensei que o santista deve ter igual sentimento quando assiste ao Robinho e ao Elano (talvez). E aí... cadê os ídolos palmeirenses e corinthianos? Bom... fiz um compilado, sem muita pesquisa, com a minha humilde memória e com minha modesta percepção (por isso até peço que me ajudem com mais destaques do seu time), sobre onde foram parar, e o que fazem os grandes ídolos recentes de cada um dos quatro maiores times de São Paulo.


Kaká foi eleito melhor do mundo, é um dos mais valiosos jogadores do planeta. Luis Fabiano é o camisa 9, o goleador da atual canarinho. São dois jogadores que se identificaram muito com o São Paulo, não ganharam muitos títulos, porque o tricolor não era tão soberano na época, mas mesmo com poucas conquistas foram idolatrados pela maioria absoluta da torcida. Dizem que eles saíram do clube vaiados, pelo menos por mim, não foram. Se é pra citar um ídolo de um grande título do time, posso lembrar Cicinho, campeão Mundial de Clubes em 2005, que jogou na Real Madrid, está na Roma, e disputou a Copa de 2006.


A geração Diego e Robinho, do Santos, em 2002, foi muito próspera. Além dos dois, Elano e Alex são costumeiramente lembrados pelo técnico da seleção. Com relação aos clubes, por incrível que pareça, o zagueirão é o que está em melhor condição, quase sempre titular no Chelsea. Mas Robinho e Elano, por exemplo, são peças-chave no esquema de Dunga no time que representa nosso país. Não dá pra falar que se deram mal. Esperava-se mais de Robinho, que fora comparado até com Pelé, e vive prometendo ser o melhor do mundo, mas não dá pra exigir que alguém seja o melhor do mundo.

Com toda sinceridade, me perdoem os palmeirenses, mas eu tentei, busquei no fundo da minha alma, lembrar de grande ídolos de grandes times do Palmeiras do século atual. Vá lá, lembrei do Alex, que foi ídolo, mas pelo que fez no verdão nos anos 90. O cabeção fez história no Cruzeiro, depois foi pra Turquia, nada de seleção... Aí peguei um bem recente, que virou ídolo mais pelo carisma que pela bola, levou com ele pro Qatar um paulistinha. Ainda é cedo pra saber se el Mago Valdívia vai virar um craque ou se foi apenas um fogo de palha... Mas, tá mal de ídolo ein?

Marcelinho foi o cara no Corinthians, foi vencedor, tem uma identificação singular com a maloqueiragem alvinegra, mas o Corinthians foi seu auge. Foi pra onde depois? É, ele até jogou na Espanha, um dos grandes centros do futebol, mas teve que se contentar com Brasiliense e Santo André mesmo. Gil foi a promessa, é contemporâneo de Kaká, o que forçou a comparações. Muita gente disse que ele era melhor que o são-paulino. Agora a comparação é pra lá de indevida. Tentaram enfiá-lo no Inter-RS e no Botafogo, foi mal. E o Carlitos, foi bom, mas durou pouco no timão. Incluí ele nessa pra dar uma colher de chá. Ganhou um Brasileiro pelo Corinthians foi embora para um medíocre clube inglês. Hoje é reserva no Manchester, mas ''titular'' na seleção argentina.

E aí? Quem revelou mais craques?
Esclarecimento: Não considerei os ídolos e possiveis ídolos do time atual, caso tivesse o feito. Ronaldo, Marcão e Rogério seriam obrigatoriamente citados

21 comentários:

thiwailers disse...

corinthiano vai chorar com esse negócio de carlitos... bom de qualquer forma vale citar que kaka foi formado no São Paulo e o Luís Fabiano ganhou projeção lá ainda garoto, enquanto o Tevez pro exemplo já era bem famoso quando apareceu por aqui, além disso tentaram vender a imagem de um ídolo no tal de William, que até agora apareceu muito meno do que pro exemplo o volante Denílson que teve passagem tão curta pelo tricolor como o próprio William.

Wagner disse...

Sem condição né...
Tricolor revela mais ídolos do que ninguém. Tem o Julio Baptista tb, que é seleção... e por aí vai...
Tricolor é fabrica de ídolos.

Blog Oficial Luis Fabiano disse...

Ótimo blog!
Os craques revelados pelo São Paulo F.C são únicos!

Esperamos sua visita em nosso blog!
abraços

Tales disse...

Pois é... quando Kaká e Luis Fabiano jogavam no São Paulo eles cansaram de perder pro Corinthians do Gil e cia.
Aproveitem pra torcer agora que eles ganham títulos!

O fregês voltou!

Discutir isso é o mesmo que discutir que o Corinthians é o clube que mais vezes ganhou a copa são paulo... perda tempo!

Ps: Me lembro de um Palmeiras x São Paulo em que o Luis Fabuloso perdeu um pênalti e após isso foi chamado de Luís Pipoqueiro pela torcida São Paulina presente no estádio. Após isso torcedores foram ao CT do SP munidos de sacos de pipoca e aos gritos de eiro eiro eiro, time de pipoqueiro. Time de Luis Fabiano, Kaka, Rogério Ceni e etc.

abraços

Antonio Romero disse...

Tales, querido, você não sabe ler ou está com preguiça?

E outra coisa... Qual é a função da Copa São Paulo, acumular títulos ou revelar jogadores?

Thiwailers disse...

Porque os corintianos ficam ofendidos??? O post não tem a função de discutir quem ganhou mais quem ganhou menos, quantas copas São Paulo ou não, a pergunta foi simples quais são os ídolos que seu time revelou? Por onde andam? Se os "vencedores" Gil e Cia são os ídolos, por onde andam, o que fazem, pelo visto uma carreira vitoriosa mesmo, é muito bom poder ver os ídolos em ação e obtendo vitorias....

Bom mais continuando o propósito inicial do post, é realmente de se orgulhar quando vejo o Luis Fabiano fazendo gols pela seleção, quando o Kaka foi eleito o melhor do mundo também fiquei orgulhoso, assim como os corinthianos que eu conheço ficaram felizes quando o Manchester ganhou a champions, estavam todos torcendo pelo Tevez...

E por último o comportamento da torcida que xingou Kaka, chamou o Luís Fabiano de pipoqueiro é problema deles, assim como o Tonhão disse ele nunca fez isso, nem eu, alguém aqui já fez??? Tonhão passa o endereço do Blog da independente pro Tales ir la´discurit com eles!!!

Voltando mais uma vez ao objetivo inicial... lembrei de mais alguns que estão se dando bem no exterior:

Fabio Aurélio (São Paulo)
Liedson (Corinthians)
Rubinho? (Corinthians)
Doni (Conrinthians)

Alguns não tao bem, mas não imaginavámos que chegariam aonde chegaram!

Unknown disse...

Os caras mais sortudos do futebol: Beletti, Doni e Tadei! Vai ser ruim assim la no Cúrintia!

E França, o injustiçado, onde estará? Esse comeu a bola no tricolor tbm ein?!

Tales disse...

Acompanhar ídolos é legal.

Só que mais legal seria se esses ídolos tivessem ganho alguma coisa NO SEU TIME!

Isso que eu quis dizer.

Thiwailers disse...

que nem o gil ne??

Esse sim é um ídolo ganhador!

Bom de qualquer forma esse não é o assunto do post, mas sempre tem um querendo pelemizar, se assunto foi qual o ídolo que ganhou mais pelo seu time agente falaria de Raí e vocês de Marcelinho carioca, ou como o tonhão disse o Marcos e o Rogério, mas como ele mesmo falou esses não contam... Agora te digo que não sou nem um pouco frustrado com o Luís Fabiano não tendo ganho nada no tricolor (apenas um Rio São Paulo), ele ainda sim é meu ídolo e prefiro mil vezes ele como ídolo do que o vencedor Gil!!!

achei uns fotologs serve?

http://www.fotolog.com/independente/16825077

http://fotolog.terra.com.br/tricolorateamorte

Tales disse...

Gostava do Gil qndo ele jogava no Corinthians... foi uma bela passagem, inclusive com títulos.

Mas ele não é meu ídolo, não disse isso.


Ronaldo é meu ídolo. Melhorou agora?

Abraços

thiwailers disse...

Melhorou, ainda não é a questão que o Tonhão disse no post, mas vc chega lá...

Ronaldo não foi formado ou revelado no seu time, a questão do post era meio essa, aonde estão os ídolos que apareceram por aqui, ídolos Corinthianos, ídolos Palmeirenses, num passado recente os clubes daqui ficaram meio que devendo esse tipo de revelação...

Mas como você citou o Ronaldo, acho que ele é ídolo de todo mundo e fica todo mundo feliz dele estar bem, alias um assunto que envolve ele Ronaldo, e Luís Fabiano citado no post, é seleção... como eu já disse em outro post, pelo que eu vejo hoje dos atacantes da seleção só Ronaldo tira a 9 do Fabuloso.

Abraços

Antonio Romero disse...

Assim que eu gosto meninos, mas vamos lá:

Se for pra falar do Ronaldo eu falo do Imperador.

Ronaldo foi muuuuito melhor e mais famoso que Adriano. E é muito mais impactante tê-lo vestindo a camisa do seu time.

Adriano fez muuuuito mais gol e jogou muito mais (no SP) que o Ronaldo (no coríntia), pelo menos por enquanto.

Pedro Bombonatti disse...

LU GA NO

Frank disse...

Boa Tonhão!

Talvez seja por isso que a seleção brasileira ande jogando esse futebolzinho e seja tão contestada. Não mete medo em ninguém mais. Depender de Luís Fabiano é complicado mesmo. Robinho cada vez mais se mostrando uma nova versão do Denílson. Já o Kaká... bom, ele sempre arranja uma desculpinha pra não jogar na seleção né...

Só te falo uma coisa: Qual foi a grande última conquista do Brasil? Copa de 2002, certo? Agora relembre os jogadores que estiveram naquela copa.

Marcos, Cafu, Roque Júnior, Roberto Carlos, Júnior, Rivaldo, Luizão, Edílson. Desses, cinco eram titulares, além do técnico Felipão. Metade do time...

Agora, pense o que eles têm em comum...

Ahh.. e qual título o Kaká ganhou jogando pelo São Paulo mesmo?

Thiwailers disse...

Bom o comentário do Frank...

No caso de 2002 tinhamos 2 ex São Paulinos no time titular, Edmilson e Cafú! Com mais Belleti, Denilson e Juninho Paulista e Rogério Ceni entre os reservas... além de Luizão e Junior que jogaram no tricolor mas esses eu não conto!

Frank disse...

E outra, há diferença entre ídolo e bom jogador.

O ídolo marca época e fica na história, não necessariamente é um grande jogador. O Lugano é ídolo dos são-paulinos, principalmente porque era raçudo. Assim como os palmeirenses gostam do Galeano. Tecnicamente são horrorosos.

Lógico que o conceito de ídolo é totalmente subjetivo e cada um escolhe a quem idolatrar. Mas, fora o bom futebol, o que o Kaká fez pelo São Paulo? Saiu do clube de maneira estranha e nunca ganhou nada. Isso é ser ídolo? Caras como Mineiro e Aloísio (bons jogadores?)fizeram muito mais e sequer foram citados.

Esse post tá uma bagunça porque há confusão entre revelação, ídolo e jogador que passou pelo clube e obteve sucesso. Deveria fazer outro colocando os termos corretos. A revelação muitas vezes não se torna ídolo. O ídolo nem sempre é uma revelação. O ídolo pode ser apenas um jogador que foi contratado e se identificou ali. E, às vezes, apenas o bom futebol não é suficiente pro cara ser ídolo.

Frank disse...

Thiwaillers:

Depois, Juninho Paulista, Denílson e Edmílson vieram pro Palmeiras também...

Ricardinho também era do São Paulo ou foi pro São Paulo. É o típico jogador que tinha um bom futebol mas nunca foi ídolo de ninguém.

thiwailers disse...

Meu querido Frank:

Concordo com o que disse sobre ídolos, quanto a questão dos jogadores citados que participaram da copa, foi apenas isso, uma citação, do mesmo jeito que você falou de Cafu eu falei dos jogadores São Paulinos sem querer dizer sobre idolatria ou não, tanto que quando citei os que tiverem passagem mais tarde disse que nem contava até porque sei que Denilson, Edmilson e Juninho foram para o palmeiras...

De qualquer forma sem ter ganho nada ou não Kaka foi um jogador que acabou se tornando um ídolo para nós São Paulinos, tanto pelo futebol que desde aquela é´poca já sabiamos que era difeferente, quanto pelo carisma e pela identidade com o Clube, o Kaka sempre teve a cara do São Paulo... Infelizmente a questão do ídolo vai ficar cada vez mais dificil quando o assunto for títulos, não teremos mais Marcos, Rogerio Cenis e Marcelinhos, o futebol não permite mais isso, não temos condições financeiras de segurar o craque.

thiwailers disse...

Meu querido Frank:

Concordo com o que disse sobre ídolos, quanto a questão dos jogadores citados que participaram da copa, foi apenas isso, uma citação, do mesmo jeito que você falou de Cafu eu falei dos jogadores São Paulinos sem querer dizer sobre idolatria ou não, tanto que quando citei os que tiverem passagem mais tarde disse que nem contava até porque sei que Denilson, Edmilson e Juninho foram para o palmeiras...

De qualquer forma sem ter ganho nada ou não Kaka foi um jogador que acabou se tornando um ídolo para nós São Paulinos, tanto pelo futebol que desde aquela é´poca já sabiamos que era difeferente, quanto pelo carisma e pela identidade com o Clube, o Kaka sempre teve a cara do São Paulo... Infelizmente a questão do ídolo vai ficar cada vez mais dificil quando o assunto for títulos, não teremos mais Marcos, Rogerio Cenis e Marcelinhos, o futebol não permite mais isso, não temos condições financeiras de segurar o craque.

Antonio Romero disse...

Frank, Todos esses ídolos palmeirenes de 2002, jogaram no verdão (no parmalat que vestia a camisa do verdão), do meio pro fim da década de 90. O intuito do post era discutir por onde anda nossos ídolos recentes.

De história e seleção brasileira posso te dizer que o time que mais forneceu jogadores para seleções brasileiras em copa do Mundo foi o São Paulo. De 94, por exemplo, Zetti, Jorginho, Cafu, Leonardo, Márcio Santos e Raí (não tô lembrando, mas pode ser que tenha mais) foram jogadores do SP.

Reforçando, o que está em discução é a história recente, e não é nem uma disputa entre ídolos. É só um registro

Frank disse...

Tonhão,

Apenas fiz uma comparação. Os ídolos são-paulinos hoje chegaram à Seleção e, segundo seu post, HOJE são peças importantes para o Brasil. Eu apenas disse que coincidentemente (ou não), ATUALMENTE, a seleção brasileira está enfraquecida e não mete medo em ninguém mais (perdeu até o primeiro lugar do ranking). Depois fiz a comparação com a conquista em 2002, o último grande feito da seleção.

Claro que cabe a cada um escolher a quem idolatrar, mas, pense bem, o Kaká forçou sua saída e fez o São Paulo vendê-lo por bagatela. Isso sem conseguir conquistar nada de importante. É assim que o cara vira ídolo? Por mais que tenha jogado um bom futebol...

O torcedor são-paulino deve se orgulhar ao dizer que ele foi revelado no São Paulo e que hoje é um dos principais jogadores do mundo. Dizer que ele foi ídolo é forçar um pouco (pelo menos na minha opinião).

Além de nenhum título importante, duvido que ele tenha feito 100 jogos pelo São Paulo ou que tenha feito 50 gols.

O mesmo se aplica ao Ronaldinho Gaucho, em relação ao Grêmio. A história é bem parecida.