segunda-feira, 13 de abril de 2009

Ronaldo, você o expulsaria? E o Rogério Ceni?

Então, a Federação Paulista e toda a imprensa apostam no cara como sendo o principal personagem das semi-finais, quiçá das finais, do campeonato. Aí 'o cara' muda todo o script e faz uma falta pra expulsão, aos 5 min do primeiro tempo, do primeiro jogo das semi-finais. Eu vou expulsar a estrela? Ele não é qualquer um.

Esse pode ter sido o pensamento na hora, e deve ter sido a desculpa do senhor Sálvio Espínola para explicar a não expulsão do Ronaldo no lance violento contra André Dias, logo no início do clássico.

Arnaldo César Coelho, o menos pior dos comentaristas de arbitragem da tv, disse que não era pra expulsar, assim como certa vez recriminou o árbitro que amarelou o Fenômeno por causa da comemoração exagerada em seu primeiro gol pelo Corinthians, contra o Palmeiras.

Fosse eu o árbitro também não teria coragem suficiente para expulsá-lo, apesar do merecimento do cartão vermelho.
Tão justa como seria a expulsão do Ronaldo, foi a não expulsão dele.


Enfim, só usei esse mote porque a tendência no noticiário esportivo é primeiro falar do Ronaldo independente do time, do jogo, e até do esporte que se está relatando (Tô vendo se dá certo isso aqui no blog também). E para aproveitar para dizer que não será por essa omissão do árbitro que analisarei a derrota do tricolor.

A análise que faço dos primeiros duelos das semi-finais é que Santos e Corinthians cumpriram com suas obrigações da maneira mais modesta que podiam. Jogaram em casa, com a desvantagem do empate, e ganharam pela diferença mínima. Resta à Palmeiras e São Paulo cumprirem com a obrigação de quem tem o mando do segundo jogo e a vantagem dos resultados iguais.

-----------------------------

E o Rogério Ceni meus queridos? 2009 Será o fim da ERA CENI? Falo com a propriedade de quem tem esse Mito como um dos grande ídolos e um dos maiores responsáveis pela maioria das alegrias que tive com futebol (e mais do que a de qualquer outra torcida ou torcedor, elas são muitas), mas a persistirem essas atuações bisonhas o cara tem que ser questionado.

Ele tem postura, liderança, e uma história indiscutível, mas o que eu tenho que discutir é o presente, o péssimo ano que ele vêm passando. Algumas falhas, uma contusão, um dos frangos mais feios de toda sua carreira, num jogo contra o São Caetano, aí mais um tempo se recuperando, e logo na semana mais importante do São Paulo até agora, 3 pirus em 2 jogos, vai treinar sozinho no dia de folga numa tremenda jogada de cena, e mais duas falhas assustadoras no jogo seguinte, justamente no clássico, por sorte não teve influência no resultado.

Não acho que ele está velho, não acho que seja coincidência, nem azar ou má fase. Acho que é muita arrogância, falta de concentração por confiança em excesso, o que um goleiro seguro jamais pode ter. Dos males o menor, ele deve estar se avaliando, mais uma bronca do Juvenal, que é o único que tem um pouco mais de poder que ele no clube, e uma cobrança pequena, que seja, da torcida, deve resolver o problema. Confesso que entendo mas tenho me irritado um pouco com o apoio incondicional que a torcida tem despejado nele. Enquanto estiver jogando, ele merece ser cobrado como qualquer outro profissional. Se não melhorar, temo que o fim do Rogério será o mesmo de outro grande ídolo meu, Romário, que jogou para sí nos últimos anos de carreira, deixando as necessidades do clube que defendia em segundo plano.

10 comentários:

Tales disse...

Algumas colocações:

- Ronaldo merecia ter sido expulso sim! "Mas tão justa quanto seria sua expulsão, foi a sua não expulsão", como expressou bem o tonhão.

- Gol do Miranda estava impedido. Um lance dificil, mas que prejudicou o Corinthians. Então se errou pra um lado, errou pro outro.

- Corinthians pressionou o São Paulo o jogo inteiro. Aliás, um acoado São Paulo, porém perigoso nos contra-ataques e bolas paradas.

- O Timão poderia ter saído com um resultado melhor!

- Eu acho que o palmeiras vai reverter contra o santos.

E por último: "O time que não perde precisa de um empate pra chegar a final"

Saudações Corinthianas e CHUUUUPA BICHARADA!

Thiwailers disse...

Tricolor perdeu ontem devido a incompetência... sim incompetência tomar um gol nos últimos segundos do jogo, quando um chutão para frente do J.W teria nos poupado da derrota, caso semelhamte ao jogo contro o fluminense no ano passado, quando o adriano teve a chance de segurar a bola no ataque, perto da linha de fundo, mas preferiu partir pra cim da zaga, perdemos a bola e depois tomamos o gol no escanteio!!!

Agora cabe ao São Paulo reverter o resultado no morumba e nada mais, o corinthians mereceu ganhar a partida e pela primeira vez no ano teve uma postura mais ofensiva, com uma bela partida de Elias...

Já que o post fala sobre Ronaldo e arbitragem, vou ter que deixar meu comentário sobre arbitragem, meu intuito aqui não é reclamar, já disse que apesar de tudo o que ocorreu a culpa pela derrota foi de nossa própria incompetência, mas tudo poderia ser diferente e tenho de expor meu ponto de vista.
O principal motivo pelo o qual venho falar de arbitragem é por ter ficado indignado com as declarações do Mano Menezes ao falar que o corinthians foi prejudicado pela arbitragem, querendo bem como disse o Muricy, por pressão no arbitor do próximo jogo... Dizer que o corinthians foi prejudicado, insinuando uma má conduta do arbitro e até má intenção é no mínimo piada, o lance do gol estava impedido, mas não temos como culpar o arbitro é daqueles lances muito dificeis de ver aonde tanto a anulação quanto a validação do gol são pavíveis de erro, quanto ao empurrão de miranda, esse tipo de lance acontece no jogo e o que faltou ao chicão foi malandragem, cair no chão reclamar de falta, com esse tipo de atitude, da maneira caseira que o arbitro apitava, o lance tinha parado na hora...

Bom como eu citei anteriormente a arbitragem ontem foi muito caseira, e isto que me indigna nas reclamações do Mano Menezes, o único erro que aconteceu contra o corinthians aconteceu pelos motivos citados acima, onde o Juiz não tinha plena visão ou consciência do que se passava... agora vamos aos atos caseiros do Juiz, cito pelo menos três em que eu duvido que a postura do Juiz seria a mesma diante do Morumbi lotado com 50 mil são paulinos:

O primeiro seria talvez o único em que o Juiz agiria da mesma forma, por se tratar do Ronaldo, a entrada do Ronaldo foi criminosa e merecia a expulsão, tanto que afirmo com certeza que se o André Dias tivesse pego o Dentinho no mesmo lance, com a mesma brutalidade, teria sido expulso na hora.

O segundo é o cartão amarelo do Mirando, numa jogada em que ele e o William ficaram se agarrando na área e o juiz mostrou o cartão só para o são paulino, evitando claramente qualquer pressão por parte do time da casa.

O terceiro foi a expulsão do André Dias, num trombada que ao contrário do primeiro cartao do André não aconteceu de maneira proposital, o lance foi muito rápido e se você olhar atentamente o jogador do corinthians que se projeta pra cima do andré, alias o jogador já havia até cortado para o outro lado, e saiu correndo na direção errada.

Por último vamos comentar sobre a má fase de Ceni, concordo com o tonhão que tem de ser cbrado como qualquer outro profissional, mas estou com os outros em defende-lo até o final, o Ceni é um ídolo, merece o respeito e é o dono da 1, se má fase fosse do Felipe no corinthians, garanto que ele já estava no banco, mas ainda não é o caso do Rogerio, ele merece sim a pressão e se continuar comprometendo até passar uns dias no banco, mas ainda não é a hora...

Murilo disse...

O Rogério já não é o mesmo há pelo menos 1 ano. E recentemente tem se dedicado mais a campanhas publicitarias e suas metas individuais do que ao SPFC.
Note-se que devido ao seu patrocinador oficial, ele que é o maior idolo dos ultimos anos no Morumbi, não compareceu ao lançamento oficial do uniforme 2009 no mês passado.
Porém, bom ou ruim, arrogante ou dedicado, o unico que pode tira-lo do time é ele mesmo. Nem Juvenal, nem Muricy e nem a Independente o deixariam no banco.
Ou se aposenta, ou continua do jeito que tá.
Abs,

Raul disse...

O Rogerio é (arrisco dizer) se não o maior, mas um dos maiores ídolos e capitães que o São Paulo já teve. Um grande líder, um grande jogador, e um grande exemplo. Mas o q tenho visto, infelizmente, é um outro Rogério, muito aquém do que ele já foi. Não sei se ele está passando por algum problema pessoal, mas o que está acontecendo está afetando diretamente de uma forma negativa o time. O maior exemplo de positivismo está deixando o time "desprotegido", desestruturando a aquipe. Isso reflete muito dentro do campo, qdo seu ponto maior de confiança não mais passa tanta confiança assim. Se ele realmente se preocupa com o AMADO tricolor, por favor, mude o foco, ou dê lugar à jovem promessa Dênis, futura muralha do tricolor.

Pedro Bombonatti disse...

Alguns pontos:

- Muricy tomou nó do Mano: Os três atacantes impediram que os alas do tricolor jogassem, deram mais espaço ao gordo e ainda fzeram com que o andré Dias fosse expulso (corretamente na minha opinão). André Dias foi escalado para ser o cara da sobra, com os três atacantes essa sobra não existiu e em alguns contatos diretos fez faltas tomou cartões e foi expulso.

- Mano reclamando da arbitragem foi uma piada. Só eu vi o jogo no Sportv? Só eu vi que no lance do gol do Miranda teve um penalti absurdamente claro no Washington. Ou seja se fosse impedimento, na verdade seria penalti.

- Corinthianos devem mais é que comemorar, afinal o time deles voltou a jogar como time grande finalmente.

- Como sempre digo, os craques do corinthians não passam de medianos. falo de Dentinho (cai cai) e Douglas (Bisonho).

- Para finalizar, como o Muricy disse, "Quem joga em casa está fazendo sua obrigação. Semana que vem São Paulo e Palmeiras jogarão em casa. Então para mim se classificarão São Paulo e Palmeiras."

Pedro Bombonatti disse...

Complementando:

Ronaldo merecia a expulsão...Eu não expulsaria!

Pedro Bombonatti disse...

Complementando:

Ronaldo merecia a expulsão...Eu não expulsaria!

Frank disse...

Esse Sálvio é uma piada, mas a vida de árbitro é foda. Se ele expulsa, seria acusado de estar querendo roubar a cena. Mas não expulsando, sem querer, chamou as atenções todas para si.

Eu expulsaria. Aliás, o São Paulo deveria fazer igual fez com o Palmeiras uns dois anos atrás, depois de uma entrada do Edmundo no Miranda, tão feia quanto essa.

Sobre o jogo, o Corinthians bobeou. Com um a mais, deveria ter arriscado mais pois duvido que vai ter outra chance assim no outro jogo. O Corinthians, na verdade, mostrou que é o pior dos quatro grandes e só ganhou graças a um gol lotérico.

Rogério Ceni: acabou de se machucar. A fase não tá boa. Pelo jeito vai parar primeiro que o Marcos.

Tales disse...

"O Corinthians, na verdade, mostrou que é o pior dos quatro grandes e só ganhou graças a um gol lotérico."

5 clássicos, 2 vitórias e 3 empates... se pegar os 4 grandes, o corinthians tem o melhor retrospecto em clássicos...

corintiano tem jogar na loteria mesmo então!

Unknown disse...

Sâo Paulo X Palmeiras na final.
Sem mais!