quarta-feira, 1 de abril de 2009

A grande Argentina e o pequeno Brasil

Eu ia esperar que o Brasil fizesse uma boa apresentação, hoje, contra o Peru, para falar sobre o meu ponto de vista favorável à seleção brasileira. Mas, depois do jogo Bolívia e Argentina, que acabei de assistir resolvi apressar análise.

Diferente da maioria dos comentários, que vi, li e ouvi, eu achei normal e até satisfatório o resultado de empate no Equador. Defendi o esquema de jogo do Dunga, não acho que se defender e segurar empate fora de casa seja coisa de time pequeno. Acho que é uma necessidade do futebol atual, mais competitivo do que nunca, e que às vezes obriga os mais badalados times a jogar como ''pequenos'' para conseguirem o resultado desejado.

O time do Equador não é tão ridículo como falaram e a altitude é sim muito castigante para os atletas, não se pode mais ignorar esses fatores e egocentricamente falar que o Brasil é ridículo, que o Dunga é burro, e por aí vai. O Brasil jogou mal, mas não jogou errado. O time é o mesmo das comemoradas apresentações contra Portugal e Itália. Julio César salvou sim, mas o goleiro faz parte do setor defensivo do time. Se a bola de Luiz Fabiano que bateu na trave, segundos antes do gol equatoriano, entrasse, não ouviriamos metade das críticas a apresentação da seleção.

E muitas das críticas vieram acompanhadas de uma louvação ao vistoso futebol argentino no dia anterior, no 3 a 0 contra a Venezuela. Diziam que os hermanos jogavam como time grande. Primeiro que quem viu o jogo do Monumental sabe que a Argentina demorou a encontrar o caminho do gol, e que não jogou tão bem assim. Na rodada seguinte, o time grande Argentino foi jogar como time grande ofensivo na Bolívia, que afinal de contas é uma equipe que não merece o mínimo de preocupação defensiva. Resultado final: 6 a 1 - PRA BOLÍVIA! Ai se fosse o time pequeno do Brasil que tomasse um vareio desse.

Com Dunga até 2010!

3 comentários:

Tales disse...

Não me lembro qual foi o último técnico da seleção que não recebeu duras críticas da imprensa... se alguém souber me lembre!

Anônimo disse...

É Tonhão, mas mesmo assim acredito que a seleção brasileira é ridícula. Não tem esquema de jogo, tem jogadores que ridículos, que não estão em sua melhor forma e não tratam a seleção como a pátria de chuteiras. É apenas uma diversão, um encontro de amigos. O Dunga nunca foi técnico a nível de seleção e jamais será.
Agora quanto a Argentina, foi fatalidade, acontece. Ninguém é perfeito, nem D10S, Maradona.
Saludos Tonhão. E o Dunga vai cair na Copa das COnfederações.

thiwailers disse...

te falei isso via messenger em tonhão:

"Se a bola de Luiz Fabiano que bateu na trave, segundos antes do gol equatoriano, entrasse, não ouviriamos metade das críticas a apresentação da seleção".

Quero os direitos autorais...

Alias já temos o nosso 9 faz tempo, é fabuloso a não ser que o ronaldo se paresente em ´condições de jogar a copa, se não FABULOSO neles!!!