terça-feira, 4 de novembro de 2008

A imbecil projeção matemática no futebol

Já há algumas rodadas que uma série de matérias, principalmente na Globo, vêm me irritando. Na verdade, em outros anos, e outros campeonatos, já me incomodavam, mas nesse ano, com o equilíbrio singular que o Brasileirão tem delatado, é insuportável ler matérias do tipo "Segundo o matemático fulano, Grêmio tem mais chances de ser campeão".
Matemático sabe quem são os jogadores pendurados? sabe qual dos atletas de cada time está mais motivado? Sabe como está o condicionamento físico de determinada equipe? Sabe que o juiz pode não enxergar um penalte? Matemático sabe se vai chover? Se o técnico vai acertar uma substituição forçada? Mesmo que o estatístico seja uma autoridade em probabilidade, e considere todas essas variaveis (e mais algumas), e além de tudo isso, ainda seja um profundo pesquisador de futebol, ele vai errar!

Dê uma olhada :

O gráfico mostra as chances matemáticas divulgadas na Globo.com, nas últimas 6 rodadas. E mostra também o quanto é débil esse sistema de análise do futebol. Há 4 rodadas o São Paulo tinha 3% de chances de ser campeão, e o Grêmio 40%, se essas probabilidades servissem ao futebol como acontece em outros setores da sociedade, o tricolor do Morumbi já podia entregar a paçoca. Na rodada 31, os próprios Gaúchos alcançaram ao cume de suas chances matemáticas, dois jogos depois, cairam mais de 30%.

É clichê, mas é pertinente: "Futebol não é ciência exata". Não consigo entender porque fazem essas projeções, em uma rodada tudo muda, e o que se tinha orçado é desmentido por um novo cálculo. Nunca tive o cuidado nem de projetar o campeonato sob essa ótica. Nem olhando a tabela, os próximos jogos e os mandos de campo, se consegue chegar a uma lógica. Até a "pinta de campeão", o "clima" da equipe, que são absolutamente subjetivos, são muito mais exatos no futebol que a ciência exata.

Tonhão!

4 comentários:

Anônimo disse...

Inclusive quando essa projeção saiu pela primeira vez eu li a matéria e estava indo com o pedrinho pro jogo são paulo e nautico, naquela oportunidade declaravam o são paulo com 2% de chances, agora já é o favorito... Pior que os matemáticos que fazem as projeções, são os idiotas que pagam eles pra fazer. Belo tema tonhão, mas ficou faltando o post pro massa, vc poderia inclusive citar as homenagens que o tricolor fez a ele.

Anônimo disse...

A matemática eu não sei, mas o português vai mal.

"enchergar um penalte"

Anônimo disse...

O Post ficou ofuscado por sua foto ao lado de richarlyson

Anônimo disse...

É tohão, o que vale mesmo é bola na rede.
E isso é que faz alguem campeão man.
Dps dá um pulo n Futebol Argentino e confira a primeira convcação do Melhor do Mundo, El Pibe.

http://futebolargentino.wordpress.com
Eh nóis