terça-feira, 25 de novembro de 2008

Inter e Fluminense entram na briga pela Libertadores 2009


Sport, campeão da Copa do Brasil, e São Paulo, matematicamente garantido pelo campeonato brasileiro, já se asseguraram na próxima disputa da principal competição de futebol do hemisfério sul.

O normal seria que Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro e Flamengo decidissem nas duas próximas rodadas as outras três vagas de direito aos clubes brasileiros melhores colocados no campeonato nacional.

Só que numa dessas confusões que só o futebol, e seus cartolas, podem explicar, Fluminense e Internacional credenciam-se a aparecer na Libertadores do ano que vem.

O Esquema
A origem do embróglio está no Peru. A organizada Federação Peruana de Futebol tem um presidente que, não sei porque razões políticas, o governo Federal do país não legitima. Portanto, o Estado peruano interveio e é quem tem tomado as decisões no futebol de lá. A FIFA, por sua vez, não reconhece uma Federação de Futebol, caso ela não seja absolutamente independente, portanto excluiu momentaneamente os clubes e a seleção do Peru das competições internacionais. O país tem direito a três vagas na Libertadores, e é aí que entram Internacional e Fluminense.

Pode ser mais uma daquelas especulações mirabolantes, ( como o que colocou o Vasco e Corinthians pra disputar o torneio de férias de 2000, que o Corinthians ganhou), mas o Fluminense se acha merecedor de ocupar uma das lacunas, por ser o atual vice-campeão do torneio continental. E o Inter reivindica uma oportunidade ao vencedor da Copa Sulamericana, que ele ainda disputa, e consensualmente é o favorito.
Não me agrada em nada essas mudanças de planos em cima da hora, soa à trambique, mutreta. Muito conveniente que dois grandes times, um que sonhava com a competição no ano de seu centenário, e o outro, que não sendo por esses meios, vai demorar mais algumas décadas para voltar à disputa continental, figurem entre os postulantes às vagas.

Caso não haja solução, e os times peruanos sejam mesmo excluídos, tem uma porrada de time que disputa aquela pré-libertadores, garimpem dali os clubes substitutos.

Tonhão

3 comentários:

PEDRO BOMBONATTI disse...

Até onde eu li e ouvi essa situação não deve ser definitiva. É mais provável que tudo se resolva e os clubes peruanos disputem a Libertadores.

Porém, se a situação for mantida, concordo com a sua solução!

Anônimo disse...

Acho que se os clubes peruanos realmente ficarem de fora uma das vagas deveria ficar com o campeão da sul-americana.

Acho que isso deveria ser feito em todos anos. O campeão da sul-americana deveria pelo menos disputar um torneio pré-classificatório.

As outras duas vagas deveriam ser "garimpadas".

Já que o Tonhão tocou no assunto,
Aqui tem umas informações interessantes: http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/club=239/index.html

Anônimo disse...

http://www.fifa.com/classicfootball/clubs/club=239/index.html