terça-feira, 28 de outubro de 2008

Maradona e Dunga

Maradona foi nomeado o novo treinador da seleção argentina, tô aqui pra falar disso, mas só um minuto:

Dunga é o técnico da seleção brasileira. Sempre que me refiro ao trabalho dele a frente do time mais valioso do mundo, pondero que ele não tem escalado mal, não faz más substituições, é muito coerente (dentro da sua linha de raciocínio hierarquizado), e tem tido uma leitura de jogo até que razoável. Alguns criticam o trabalho do capitão do tetra por ser retranqueiro, e congestionar o meio campo de volantes... também relevo essa postura, acho que é uma atitude compreensível para um cara que está num cargo de risco, e assumiu o time em que seu precursor fora criticado exatamente por ter sido ofensivo demais e ter um sistema tático desprotegido. E convenhamos, nunca um técnico da seleção foi unanimidade, e nem será. Apesar dessas ressalvas, abomino Dunga no cargo de treinador da seleção mais vitoriosa de todos os tempos. A culpa não é dele, mas de quem o colocou. Ele não merecia estar ali, assim como ele tem que chamar os melhores jogadores no momento para cada posição, para a de técnico, a CBF deveria convidar o que temos de melhor. Qual mérito dele? Dunga jamais tinha sido técnico, não tem experiência, não tem "moral" pra argumentar nada, até por isso sofre com a crítica e até a perseguição dos torcedores e comentaristas. Tá bom, Dunga ainda era um jogador dedicado, disciplinado, motivador, e o Maradona?

Essa moda de emergir um ex-jogador para comandante da seleção do seu país, sem ter treinado nenhum clube, não é tão recente, e nem privilégio de brasileiros e argentinos. No Brasil mesmo, dos que eu me lembro, Falcão pulou da meia cancha direto para a beira do campo, treinou a seleção por um ano (1990-1991), não deu certo e saiu. A experiência da Alemanha deve ter sido o motivador dos sulamericanos. Rudi Völler e Jürgen Klinsmann, jogaram juntos, e quando pararam, a primeira prancheta que rabiscaram foi a da seleção do seu país, e com certo sucesso. O primeiro chegou a final da Copa de 2002, e o outro ficou em terceiro cumprindo um belo papel em casa, em 2006.

'El Pibe' foi um dos melhores jogadores de todos os tempos, mas como treinador pode ser pior que Richarlisson, não dá pra saber. E me parece que não foi na "carreira" de técnico que ele investiu durante esse intervalo de tempo desde que parou de jogar. (Diego dirigiu 2 times argentinos, mas pra tapar buracos, não deve ter mais do que 10 partidas no currículo)

Dizem que no caso de Maradona, ele será só um símbolo a frente do time, e quem treinará a equipe efetivamente será Carlos Bilardo, seu comandante no título mundial de 86. Não que Dieguito seja um exemplo de símbolo, mas esse formato seria uma boa sugestão para resolver o problema de Dunga.

Tonhão

7 comentários:

Anônimo disse...

Essa tática de colocar ex-jogadores no comando de seleções, para mim, nunca será a melhor das soluções, pois jogar é totalmente diferente de dirigir um time, um bom jogador conhece bem suas funções dentro da posição que ele joga, já o treinador precisa saber o que cada jogador tem de melhor em sa posição e como utilizar isso da melhor maneira para seu esquema tático, e isso só é conseguido depois de muitos anos dirigindo algum clube, portanto ex-jogadores como técnicos do futebol mundial é loucura!!!!! Na Alemanha pode er dado certo pois já era um time entrosado e o treinador não teve muito trabalho em fazer com que seus atletas entrassem em sincronia, coisa que aqui no Brasil tá difícil o Dunga acertar. E um comentário rápido sobre a Argentina... atualmente o Maradonna é uma boa imagem para ficar a ffrente de sua seleção??

Anônimo disse...

ótima escolha!

uma pessoa que deu a volta por cima, se livrou das drogas, saiu do fundo do poço para o céu! Um exemplo de superação! Boa sorte maradona!

agora falando sério... também sou totalmente contra ex-jogadores, sem experiência como técnicos, assumirem seleções. No caso do Maradona, ele pode sujar ainda mais sua imagem fora das 4 linhas.

Mesmo dando certo, é sempre um risco. E as críticas sempre serão mais severas.

ps: Richarlyson é ídolo do tricolor! Muito respeito com ele!

Anônimo disse...

Quem é o ídolo do Timão?

Anônimo disse...

A diferença é que, atualmente, a Argentina tem jogadores muito superiores aos nossos. Eles têm Messi, Riquelme, Tevez, Aguero, Mascherano e cia, ao passo que temos Gilberto Silva, Elano, Julio Batista, Josué, Diego constantemente figurando entre os onze iniciais.
O problema não é apenas o Dunga e sim a ausência de bons jogadores. Nós brasileiros temos que nos atentar que a geração atual é muito ruim e parar de colocar toda a culpa no Dunga!!

Wagner Bordin disse...

Hay que alentar a Maradona.

El Pibe, vai destruir, apesar de nos seus 30 jogos como treinador do Racing e de um outro clube pequeno, ele só ter ganho 2, ele vai destruir na seleçõ, principalmente pq ele esta com uma otima comissão técnica.

E digo mais, ele só vai ser anunciado amanhã. No dia de seu aniversário.

http://futebolargentina.blogspot.com

Anônimo disse...

Duas vitórias seguidas do São Paulo na base do apito rosa.

Interiô! disse...

Post do caralho tonho!

Mas então.. sei lá. Eu acho o dunga ruim sim.. mas ele não fica com 100% da culpa, afinal, esse time é uma piada. Faz tempo que não vejo os jogos.. e quando tento ver, durmo no meio..

Mas é certo oq vc disse.. o negócio de evocar o espirito do ex-jogador naquele time de novo é oq rola... quando vc ve o mercado de treinadores com tudo aquilo que vc já sabe.. tite retranqueiro, etc.. vc começa a procurar por algo diferente.. então pq não arriscar em alguém que um dia bateu no peito e chamou a responsabilidade pra si?

Apesar desse fato, acho q esse "período de experiência" do dunga já foi... tá na hora de tomar atitude!

Mas uma coisa é real.. vc não gostaria de ter o nariz ceni comandando o sp um dia? Eu gostaria de ter alguém como são marcos ou evair.. pode ser que não vire nada, mas não custa tentar!

E quanto ao maradona... acho q vai dá certo.. tem gente grande por trás dele; ele vai trazer o espirito q os argentinos amam; tudo bem, é diferente jogar e comandar.. mas o cara esteve ali, teve a visão de um contra-ataque, por ex, sabe como funcionam as coisas.. como no exemplo que vc citou ali, tudo correu bem.

Quanto à imagem... foda-se.. o resto do mundo pode olhar com cara feia.. mas acredito que a argentina vai gostar, então é oq importa pra eles.