quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Muricy x Luxemburgo

Ainda pegando carona no clássico de domingo, vou opor dois dos nomes mais comentados e comparados ultimamente: Muricy e Luxemburgo. Li muito sobre eles em sites e blogs de comentaristas, além disso, depois do jogo, os dois participaram do Arena Sportv, o palmeirense na segunda e o discípulo do Telê na terça.

Não dá pra negar que são dois grandes profissionais, cada um a seu estilo. Luxa é um vencedor nato, esperto, safo, e pô, o cara já treinou o Real Madrid e a seleção brasileira! O Muricy é um obstinado, estudioso, dedicado, muito coerente, simples, direto, e muito querido em todos os times por que passaou (raridade entre os técnicos de futebol).

Até por toda bajulação e badalação que recebe, professor Luxemburgo tem abusado do poder de sua influência. Já comentei que suas pressões contra a arbitragem durante o jogo são mesquinhas, e que a estratégia de desviar o foco da opinião pública para encobrir seus fracassos está fora de moda.

Muricy também faz muito tipo, esse mau-humor crônico que ela aparenta, e essa personalidade ranzinza extrapolam, e ficam forçadas demais. As vezes desconfio que ele sinta um pouco de ciúme da fama do rival, e aí força o tipo por absoluta pirraça.

Sobre os números, o mestre já ganhou cinco vezes o Brasileiro, Muricy "só" duas, mas são as duas últimas. "Na década, os dois técnicos se encontraram 15 vezes, com nove vitórias do são-paulino, quatro de Vanderlei e dois empates" (tirado do Blog do PVC).

Enfim, apesar de considerar o técnico do Palmeiras um exímio motivador de jogadores, e admitir as maiores chances dele levar mais um campeonato, tenho me rendido a segurança e coerência do Muricy, e acho ele o melhor técnico do Brasil atualmente.

E aí?

Tonhão

leia mais sobre o assunto, também, no site da revista Brasileiros

11 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo tema! Bom post! Esse assunto é com certeza tão extenso a ponto de se discutir isso por dias, semanas. Com muitas controvérsias dos dois lados, e ao mesmo tempo muitas vitórias, confesso que minha opinião nesse caso é dividida ao meio, 50% pra cada lado. Cada um no seu estilo, mas com a eficácia que nenhum outro treinador do Brasil tem.

Anônimo disse...

Claro que você acha! Vc é são-paulino e nem um pouco imparcial!

E o Luxa ganhou 5 brasileiros (2 pelo Palmeiras 93/94, 1 pelo Corinthians 98, 1 pelo Cruzeiro 03 e 1 pelo Santos 04).

Antonio Romero disse...

Correto Frank, sou realmente parcial, mas não levei em conta quando disse que o Muricy é melhor que o Luxemburgo, alias ser insatisfeito com o técnico do próprio time é muito mais comum que protegê-lo.

Anônimo disse...

Acho os dois os melhores técnicos do Brasil, sem dúvida! Mas ainda acho o Luxa um pouquinho melhor que o Muricy... especialmente pelo fato de quase todos os jogadores que já treinaram com o Luxemburgo falarem que ele foi o melhor técnico com que eles já treinaram! Mas acho que o título fica entre Palmeiras e São Paulo principalmente por causa dos técnicos!

Unknown disse...

tonhao sempre parcial!! ahuahuhuahuahua

Anônimo disse...

Luxemburgo e Muricy, ao lado de Mano Menezes, são os melhores treinadores no Brasil, cada um ao seu estilo. Na minha opinião.

Anônimo disse...

Cada um com seu jeito e estilo mostram que não existe um padrão para TÉCNICO IDEAL.

Gostaria que qualquer um dos dois viesse treinar meu time, apesar de achar o Mano Menezes bom, porém as vezes retranqueiro.

O que acho legal no Luxa é que ele nao tem medo de fazer alterações, mesmo no primeiro tempo. Se o cara ta ruim, ou o time precisa reverter um resultado ele meche na hora!

Sobre o jeito de cada um fora do campo, apenas uma palavra pra cada um.
Luxa: METIDO.
Muricy: CARRANCUDO

Mas se fosse pra escolher um deles, escolheria Luxemburgo.

Anônimo disse...

O que caga no luxemburgo é que ele é extremamente dependente do dinheiro...não estou falando somente de salário, mas ele só trabalha em time que tenha a possibilidade de fazer grandes contratações.

Ja o Muricy é um cara muito mais eficiente com o que tem em mãos...trabalha melhor seus jogadores de base, coisa que só treinador que segue um projeto de longo prazo em algum clube consegue fazer.

Fato impossível para o Luxemburgo, visto que se rolar uma possíbilidade de aumentar a grana ele muda de time.

O Muricy não corre atrás de ninguem, ta na dele lá no SPFC e SE PAH! leva o terceiro título brasileiro seguido! HaHaHa

Ps- qualquer um dos dois seria muito bem vindo no meu Santos FC.

Anônimo disse...

Não acredito que tem gente comentando pedindo parcialidade... Vocês acreditam em Papai Noel também?

Anônimo disse...

Luxemburgo sem dúvida.
Mas acho que apesar de ser um dos melhores ténicos do mundo, às vezes ele reclama muito e se acha demais.

ps: Esse ano não tem pra ninguém Palmeiras campeão do Paulista, Sul-Americana e Brasileirão hahaha
=D

Interiô! disse...

complicado isso.. mas acho que fico com o luxa!

Não tiro o mérito do muricy, ele é bom... mas vc há de convir que o sp sempre ofereceu pra ele melhores times. Algo que não sei dele é aquele entrosamento.. não sei se aquilo vem dele ou se é dos proprios jogadores mesmo. Além disso, coloca um time seguro em campo diante de um clássico. Mas não esqueçamos da fase em que todos chamavam ele de burricy.

luxa pode ser chatão na beira do campo, mas o cara tem o dom de fazer aparecer um time "contender" de onde antes eram só 11 caras qualqueres chutando a bola pra frente. Mas isso tráz os problemas: ele monta o time, ganha um título... aí começa a pedir muita coisa além do monstruoso salário.. nisso, começam a não atender as demandas. Aí ele vai ficando de má vontade, até sair e dexar o time em crise.. já to esperando isso pro meu verdão, infelizmente.

é isso!