terça-feira, 5 de maio de 2009

Palmeiras e Corinthians em Miami!

Em março, alguns representantes de Palmeiras e Corinthians se reuniram para decidir que todo jogo entre os dois times valerá uma taça. Na época eu disse que era uma forma de um dos dois levar troféu no ano, já que os de verdade o São Paulo era quem os levava.

Provocações a parte, o fato é que os dois 'grandes' rivais estão se mexendo na direção de melhores propostas de marketing. Pode-se dizer que o São Paulo é pioneiro nesse sentido no Brasil, mas também ainda é bem incipiente e ainda está muito aquém do que os clubes brasileiros podem explorar.

Voltando ao clássico Corinthians e Palmeiras, esses times querem vender a marca desse confronto para o mundo. Além da taça, todos os jogos entre os rivais terá uma bola personalizada e agora surgiu mais uma novidade.

Parece que os departamentos de marketing estão viabilizando a transferência do confronto do segundo turno do Brasileirão 2009 para Miami/EUA.

Não dá pra saber o quanto isso influenciaria nos times, nem se prejudicaria a competitividade. Nem se será autorizado pela CBF, nem ao menos se é realmente verdade essa tentativa. Mas parece inovador, curioso e, desde que não vire moda, uma boa idéia.

9 comentários:

Wagner Vinicius Boridn disse...

A real história deste amistoso é a seguinte. O J. Hávila, dono da Traffic, que é parceira do Palmeiras, tem jogadores no Corinthians, e o time de futebol Miaimi, em Miami. Quer promover os seus jogadores e o esporte no E.U.A, para isto ele levaria este clássico, sem muitas escolhas para ambs os times, para Miami.
Só que o campeonato é brasileiro, estão descaracterizando totalmente o campeonato. O Santo André vai jogar contra os times paulistas no Paraná.
Então o que está mandando agora é o dinheiro. E foda-se a torcida.
Quem nos E.U.A entendem de futebol, aposto que menos de 10% da população.

E outra coisa. Na verdade este é o único jeito do Corinthians conseguir tirar passaporte e viajar para algum lugar.
Saludos

Thiwailers disse...

A idéia é boa, financeiramente falando é um ótimo marketing, assim como a bola e a taça, mas isso dscaracteriza totalmente o campeonato, e não pode virar moda imagina todos os grandes pensando em ir jogar fora???

Talvez um amistoso fosse melhor, dentro do campo do marketing é muito boa a idéia, todo mundo sabe do planejamento de marketing que tem o São Paulo e os diretores de marketing devem estar com uma ponta de ciúmes da iniciativa, dizem que se o São Paulo não fosse tão arrogante estaria nesse mesmo bolo, talvez fosse verdade, mas a verdade mesmo é que o São Paulo e o departamento de marketing do clube pensam sempre no São Paulo instituição e é aí que falta um pouco do Mkt do palmeiras, nesse caso me parece claro a iniciativa da Traffic de querer ganhar dinheiro em cima, é claro que jogar em Miami com estádio cheio é ótimo para o Clube, promover a imagem dos clubes no exterior e etc... mas não seria o caso também da traffic tentar promover jogadores, gerar dinheiro , gerar caixa??? Não sei, espero que não, sempre afirmo que o palmeiras é um ótimo clube, porém é administrado por pessoas que pensam mais no dinheiro do que no clube, Luxemburgo e Traffic são exemplos promovem jogadores a rodo para venda, Jumar, Evandro são exemplos clássicos... Alias o palmeiras só não foi campeão brasileiro no ano passado porque não quis, porque deixa a traffic mandar, se o palmeiras tivesse segurado o henrique teria todas as condições de ser campeão, mas não venderam o menino e o palmeiras ficou com essa zaga medonha.

Pedro Bombonatti disse...

Acho legal ver as diretorias se alinhando para trazer novas receitas ao clube, mas em relação a jogar em Miami sou contra.

O time deve utilizar o seu mando de campo. Ele existe para dar vantagem sobre o visitante, por causa de campo, torcida, etc e não para gerar renda.

Jogar em Miami, não chega a ser ridículo quanto o Oeste jogar no Pacaembu contra o Santos, mas não acho legal.

Unknown disse...

Dizer que o seu time é exemplo a ser seguido de marketing no futebol, é um exemplo claro de fanatismo da sua parte...Em 22 anos de futebol, nunca vi o seu time ter uma boa iniciativa de marketing, e sim roubar as ideias dos outros times...

O CORINTHIANS, meu time, ficou estacionado MUITO TEMPO nesse aspecto, mas agora acordou, e já é lider de marketing entre os clubes Brasileiros, e só perde para o Boca Juniors na America Latina, mas ainda assim, a marca CORINTHIANS é a mais rentavel entre os clubes Brasileiros segundo a revista Exame.

Eu li essa noticia em outro lugar, mas la dizia que seria somente um amistoso, não um jogo oficial...

Tales Ponce disse...

Gostei da idéia. Uma forma legal e inovadora de promover os dois times, “internacionalizando” o clássico.

Como o Wágner disse, talvez apenas 10% da população dos EUA entenda de futebol, porém, lembro que mais ou menos metade da população de Miami é composta de estrangeiros, em sua grande maioria latinos e fãs de soccer.

Por outro lado acho sem nexo se a CBF autorizar. O campeonato BRASILEIRO deve ter seus jogos disputados no Brasil e não fora dele. Como disseram, um amistoso seria uma maneira mais adequada pra essa promoção.

Melhor ainda é ver os times brasileiros estão explorando esse potencial que, por quase toda a história, esteve esquecido. O Corinthians fez mais ações de marketing nos últimos 15 meses do que em toda sua história! Acordou tarde, mas uma marca tão valiosa como essa pode ter esse luxo!

thiwailers disse...

Eu afirmo que o São Paulo é sim exemplo de marketing a ser seguido, muito das ações de marketing do São Paulo são bons exemplos:

Batismo tricolor, camisas como 4 - 3 - 3, camarotes no Morumbi, o bar dentro do Morumbi, a loja dentro do Morumbi, as lojas Movéis, parceria com Habibs, parceria com Warner Brosd,dvd's da libertadores, dvd's do campeonato brasileiro entre outros...

Ações como essas começaram a agitar o marketing no Brasil, outro exemplo disso é que são paulinos fanáticos que nem eu, tonhão e Pedrinho e muitos outros que eu conheço sabem de cor o nome do diretor de marketing são paulino:

Julio Casares

Pergunto se os corintianos e palmeirenses sabem quem é o responsável do marketing nos seus times???

Agora concordo ao dizer que o Corinthians(não só o corinthians o futebol brasileiro em geral) acordou tarde para o Marketing, mas ACORDOU, muitas ações boas tem saído do marketing corintiano que é sim muito mais fácil de ser rentável do que os outros clubes, isso por uma vantagem simples que ele e flamengo tem, A TORCIDA...

O flamengo não explora isso, mas o corinthians explora muito bem, a torcida criou muitos cases de mkt para o corinthians, a volta de ronaldo também deixa o corinthians muito forte no marketing....

Agora de todas as ações que eu disse que não são quase nadaperto do que o tricolor realizou, você me dirá que são cópias???

Bom Voltando ao assunto principal, o marketing do corinthians nunca foi discutido, a discussão era o marketing palmeirense que na verdade vem atuando atra´vés da traffic e minha preocupação é que essa ação seja muito mais no sentido de promover material da traffic do que promover os times, é lógico que os times serão promovidos mas com a traffic é sempre bom olhar pelos dois lados da moeda, acredito que o palmeiras tem que valorizar mais o patrimônio...

E só pra não ser injusto, uma das maiores ações palmeirenses, que essa sim o São Paulo copiou foi a parceria com a VISA.

Um Abraço,

thiwailers disse...

Mais um último comentário, acredito que os corinthianos saibem o nome do diretor de Mkt deles, até porque tem estado em evidência ultimamente

Frank disse...

É muito arriscada a idéia. Dúvido que esse jogo empolgaria e levaria a população de lá para o estádio.

O americano, que já não curte muito o soccer, nem deve imaginar o que é Palmeiras, Corinthians, São Paulo, etc...

Unknown disse...

Idéia rídicula!