sábado, 16 de maio de 2009

Ronaldo é puro marketing!

Quando chegou ao Corinthians, disseram que Ronaldo ia ser só marketing. Erraram feio. Errei feio. Mas o engano estava no "'só' marketing".

O cara tá jogando muita bola. Provou, de novo, que não é 'só' marketing. Mas além da habilidade no campo, o gordo tá mostrando que evoluiu muito no desempenho fora dele.
Difícil ver um jogador tão preparado para dar entrevistas e faturar com a própria imagem.
Já dava pra ver isso nos depoimentos dele em coletivas ou nas entrevistas no gramado. Ronaldo tem até intimidado alguns jornalistas com respostas certeiras e até com certa ironia à determinadas bobagens que lhe questionam.

Deu pra ter mais um exemplo da genialidade com que ele trata de sua imagem, na comemoração do gol contra o São Paulo, na semi-final do Paulista. Com um único gesto, provocou os adversários, alfinetou quem criticou o companheiro Cristian por celebração semelhante no duelo anterior, e ainda chamou atenção para um dos símbolos da marca de cerveja que o patrocina.


Sempre muito mais solícito aos repórteres e programas da Rede Globo, acharam que Ronaldo estava dando um passo em falso ao assinar um contrato de patrocínio com o SBT. Mas ele explicou esse e muitos outros assuntos polêmicos e divertidos na sabatina promovida pela Folha de São Paulo, na sexta-feira, 15.

Falou (mal) do Ricardo Teixeira, falou do filho, do Corinthians (muito bom quando ele fala do Champagne que deram pra ele comemorar o Paulista), falou de aposentadoria, seleção, travecos, e muito mais, como ficaria cansativo eu transcrever esse show que ele deu aos repórteres, ta aí um link dos trechos da entrevista em vídeo, que não viu, vale a pena:

4 comentários:

Frank disse...

Inegável que o Ronaldo seja um dos maiores jogadores da história do futebol. Mas, além de jogar muita bola, ele sempre soube usar bem o marketing e sua imagem e isso foi fundamental alavancar sua carreira. Não que ele seja super-valorizado, mas se não fosse marketeiro, apenas seu futebol não seria suficiente para colocá-lo no lugar onde ele está.

Vou citar um contra-exemplo: Rivaldo. Pra mim, no futebol, ele é do mesmo nível do Ronaldo. Dos brasileiros que vi jogar, Ronaldo, Romário e Rivaldo são os melhores. Mas nunca, no Brasil, ningém valorizou este último, porque ao contrário dos outros dois, não tem carisma e não teve marketing nenhum. Nunca esteve associado a nenhuma grande marca, nunca se envolveu em polêmica, nunca fez comerciais.

Graças ao seu marketing, a impressão que todos têm é de que o Ronaldo é/foi infinitamente melhor que o Rivaldo, sendo que, dentro de campo, as coisas não foram bem assim.

Nas duas Copas que jogou, 98 e 2002, o Rivaldo foi melhor que o Ronaldo.

Tales disse...

TOnhão, obrigado por postar o link da sabatina. Ronaldo mandou muito bem nas respostas. O que chega a irritar as vezes é a babação de ovo excessiva, como aplausos a toda hora.

Frank, vamos com calma. Não acho que o Rivaldo esteja ao mesmo nível do Ronaldo, porém, concordo quando vc diz que o Rivaldo não é tão volorizado quanto mereceu.

Acho que nesse assunto uma comparação válida seria o Ronaldinho Gaúcho, outro que explorou bem seu marketing pessoal.

Dizer que em 2002 Rivaldo foi melhor que Ronaldo não é um fato, é uma opinião. Os dois jogaram muita bola! Eu daria um empate técnico, se tivesse que escolher um... RONALDO!

Frank disse...

Tales,

Rivaldo não está no mesmo nível do Ronaldo, justamente por questão de marketing, imagem, carisma.

No futebol, acho que dá pra discutir se o nível deles é parecido. No marketing o gordo bate de 10 a 0. Daí porque a impressão de que um sempre foi muito superior ao outro.

Em 2002 eles foram os personagens principais, mas graças ao marketing do Ronaldo a imagem que ficou é que o Rivaldo foi apenas um coadjuvante e o Ronaldo a grande estrela.

Murilo disse...

Pareceu até entrevista do Jô.